Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Brassica oleracea var. acephala

repolho-ornamental, repolho de cabeça, couve de cabeça

Foto de KENPEI, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Este repolho é ornamental, da mesma espécie que a os brócolis, a couve, a couve-de-bruxelas, o repolho e a couve-flor. Mostra um caule curto, com suas folhas ordenadas em roseta de forma densa e com o porte baixo, aproximadamente de 20 a 30 centímetros. Suas folhas são largas e arredondadas, e podem apresentar uma grande variedade de cores, As flores pequenas, organizadas em racimos, são de pouca importância decorativa.

É um pouco mais rústica que as couves usadas na gastronomia, portanto não são necessárias as adubações de manutenção, talvez apenas as usadas antes do plantio. Mesmo sendo perene, precisa ser substituída a cada dois anos, conservando desta forma seu impacto visual.

Foto de jam343 from Kyoto, Japan, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

Pode ser pensado para ser cultivado em canteiros formando maciços e contrastando com herbáceas mais altas, igualmente em jardineiras e vasos, onde suas cores podem ser admiradas.

O nome acephala significa “sem cabeça”, em contraste com as variedades comestíveis conhecidas como capitata ou “com cabeça”. No Brasil, é encontrado principalmente na região sul, mas também pode ser encontrado em outras regiões, como São Paulo e Minas Gerais.

Foto de Photo by David J. Stang, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Multiplica-se por sementes, postas a germinar no outono e inverno, devendo ser semeadas a uma profundidade de 1,25 centímetros e a uma distância de 30 centímetros umas das outras.. A germinação ocorre em 5 a 10 dias após o plantio

  • Sinônimo estrangeiros:  ornamental cabbage, ornamental kale, cabbage rose, kale rose, spiral cabbage, kale swirl, frilled cabbage, curly kale, (em inglês); cavolo ornamentale, cavolo riccio ornamentale, cavolo di ornamento, cavolo da giardino, (em italiano);  col ornamental, col rizada ornamental, col de adorno, col de jardinería, (em espanhol); chou décoratif, chou frisé décoratif, chou d’ornement, chou d’agrément, (em francês); dekorativer kohl, dekorativer rosenkohl, zierkohl, gartenkohl, (em alemão).
  • Família: Cruciferae.
  • Características: herbácea perene.
  • Porte: até 30 centímetros de altura.
  • Fenologia: primavera, verão e outono.
  • Cor da flor: amarela.
  • Cor da folhagem: tonalidades róseas, roxas, avermelhadas ou esbranquiçadas.
  • Origem: Europa.
  • Clima: temperado / subtropical serrano. Suporta geadas.
  • Luminosidade: sol pleno, sol matutino.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange