Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Brownea grandiceps

chapéu-de-praia, sol-da-mata, rosa-da-mata, sol-da-bolívia, palo-de-cruz, rosa-da-montanha, bráunia

Brownea grandiceps

Essência arbórea a ser cultivada apenas em climas quentes e úmidos, já que é originaria da região Norte da Amazônia. Suas flores, com até 15 centímetros de diâmetro, são curiosas porque, em densos capítulos de vermelho intenso, surgem pegadas ao tronco ou nos ramos principais, formando vagens graúdas e aveludadas. Sua folhagem permanente é muito decorativa, especialmente quando as folhas novas pendem em cachos flácidos e avermelhados. 

Seu nome botânico é uma homenagem a Patrick Browne (1720 – 1790), um médico e naturalista irlandês, autor de uma história natural de Jamaica;grandiceps, por causa das grandes flores. Pode ser usada próxima dos caminhos e das construções e assim contemplada de perto – mesmo porque é uma árvore de crescimento lento que alcança pouco mais de seis metros, na melhor das hipóteses. Acima do Trópico de Capricórnio, nas regiões livres de geadas e preferentemente com alta umidade ambiente, prospera facilmente e chama muito a atenção.

  • Sinônimos estrangeiros: scarlet flame beans, rose of venezuela, rose of the jungle (em inglês); rosa de montaña, rosa de cruz, palo de cruz, palo cruceta (em espanhol)
  • Família: Fabaceae (Caesalpinoideae)
  • Características: Árvore
  • Porte: 6 a 8m de altura e 4m de diâmetro de copa
  • Fenologia: o ano todo, mais intensamente na primavera
  • Cor da flor: vermelha
  • Cor da folhagem: folhas jovens são de coloração rosa-arroxeada e um pouco esbranquiçada parecendo secas, quando maduras se tornam verdes
  • Origem: norte da América do Sul (Venezuela, Guiana)
  • Clima: tropical
  • Luminosidade: sol pleno a sombra parcial

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

6 Comments

  1. Onde encontrar mudas dessa lind espécie??

    • Olá Sandra,

      A Fazenda Citra cultiva essa espécie. Rodovia Limeira-Piracicaba, Km 117 – Limeira – SP, (19) 3451-1221 – http://www.fazendacitra.com.br/site/

      Abraços

  2. Bom dia,
    Compramos três mudas da árvore rosa da montanha para plantarmos na calçada de nossa casa, esse local pega o sol todo da tarde, pois a casa é de esquina. Porém as folhas estão queimando quando novas. Será pq? Ela não pode pegar sol? Gostaria de uma dica. Tem um que só está o caule as folhas tentam vir mas logo queima. Aguardo, agradecendo desde já. Luciana Alves.

    • Olá Luciana,

      Na fase jovem, a Brownea grandiceps, precisa de meia-sombra. Com o decorrer do tempo as mudas procuram a luz solar aos poucos, acostumando-se com a insolação direta.

      Se as mudas que plantou forem pequenas, tente lhes dar uma sombra com uma proteção feita com Sombrite (tela para proteção e sombreamento) na forma de uma sombrinha.

      Abraços

  3. Dear Sir.

    Could you please advice the possibility to supply Brownea grandiceps seeds.
    Required around 100 kg.

    Will appreciate your urgent reply.