Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Buddleja davidii

budléia, flor-do-mel, lilás-de-verão, lilás-da-china, arbusto-das-borboletas

Foto de Ptelea, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Um arbusto com perfil denso e ramos arqueados, composto por folhas lanceoladas e flores tubulares, surgindo nas pontas dos ramos, com tonalidades violáceas e um perfume de mel que atraem borboletas, abelhas e beija-flores. Existem outras variedades florescendo com várias cores, como brancas, róseas, roxas, vermelhas ou amarelas.

No paisagismo se distingue nas regiões sulinas e do sudeste, onde os invernos são frios, já que não suporta temperaturas altas nessa estação. Seu cultivo é fácil, adaptando-se em solos drenados nos quais cresce rapidamente, lidando bem nas áreas litorâneas. Não suporta solos argilosos úmidos, mas tolera períodos de seca e poluição ambiental. Uma poda no final do inverno é conveniente, cortando ramos velhos e lenhosos, isto estimulará uma densidade maior do arbusto assim como a floração profusa no verão e no outono, igualmente é aconselhável a retirada das flores murchas e uma adubação com esterco bem curtido, no início da primavera.

Foto de Forest & Kim Starr, CC BY 3.0, via Wikimedia Commons

O gênero foi batizado de Buddleja em homenagem a Adam Buddle, (1662 – 1715) um clérigo e botânico inglês e o nome da espécie davidii honra o missionário e explorador francês na China, também botânico e zoólogo Armand David, (1826 – 1900) o primeiro a mencionar este arbusto e envia-lo a Europa. Atualmente é cultivada no mundo todo e também surge naturalmente em terrenos baldios, corredores ribeirinhos e líneas de trem, graças a expansão ocasionada pelos ventos e a alta geminação das sementes no final do outono.

Foto de AnRo0002, CC0, via Wikimedia Commons

É propagada facilmente por sementes e por estacas de ramos semi-lenhosos, na primavera.

  • Sinônimos estrangeiros: orange-eye, summer lilac, butterfly-bush, (em inglês); budleya, budleia, lila de verano, arbusto de las mariposas, (em es panhol); schmetterlingsflieder, sommerflieder, gewöhnlicher, schmetterlingsstrauch, fliederspeer genannt, (em alemão); albero delle farfalle, lillà dell’estate, (em italiano); buddléia de David, arbre à papillon, arbuste aux papillons, (em francês).
  • Família: Buddlejaceae.
  • Características: arbusto lenhoso semidecíduo.
  • Porte: 1,50 a 2 metros de altura.
  • Fenologia: verão, outono.
  • Cor da flor: lilás e perfumada.
  • Cor da folhagem: verde escuro acinzentado por cima e esbranquiçado no dorso.
  • Origem: centro e sudoeste da China.
  • Clima: temperado/subtropical (suporta geadas leves).
  • Luminosidade: sol pleno.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange