Byrsonima crassifolia
BYRSONIMA CRASSIFOLIA
Murici, murici-do-campo, murici-da-praia, murici-assú, murici-cascudo
Com um tronco tortuoso esta arvoreta apresenta folhas coriáceas e tomentosas, desenvolvendo bem em solos arenosos e ácidos. Seus frutos, ricos em fibras, cálcio, fósforo, ferro, vitaminas C, B1 e B2 e niacina, são comestíveis e consumidos pelas populações locais, sendo usados in natura e também em polpas, doces, sucos, geleias, licores e sorvetes. Em algumas regiões do Nordeste consomem a cambica-de-murici, que é a polpa amassada e dissolvida na água, sendo em seguida misturada com farinha e adoçada conforme o gosto. Cada planta de B. crassifolia pode produzir, em média, 12kg de frutos ao ano. Suas flores, em pequenos racimos, atraem abelhas, sendo uma espécie interes sante para uso paisagístico, dado sua rusticidade, crescimento rápido e bela silhueta.
- Sinônimos estrangeiros: Nanche, craboo, golden spoon, wild cherry (em inglês); nanche, nance, indano, nanche, nanche del perro, nance blanco, nancite, nancito, chaparro, chaparro de chinche, chaparro de sabana, chaparro peralejo, chaparro manteco, manteco, manteco sabanero, manero, crabo, marushi, maricas, maricao cimarrón, cimarrón, peralejo, peralejo blanco, peralija, changunga, tapal e yoco, (em espanhol); coumaté, maurissi, morossif, oreilles d’âne, prunier savane, (em francês).
- Família: Malpighiaceae
- Características: Arvoreta semidecídua.
- Porte: 2 a 5 metros.
- Fenologia: Floração de novembro a dezembro. Frutificação de abril a maio.
- Cor da flor: Amarela e avermelhada quando madura.
- Cor do fruto: Amarelo
- Cor da folhagem: Verde médio
- Origem: Desde México até Bolívia e Paraguai. No Brasil na região amazônica, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste.
- Clima: Tropical/subtropical
- Luminosidade: Sol pleno
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.
Primeiramente agradecer grande mestre Raul que nos da aprendizado grande a cada dia .mestre qual segredo para fazer mudas de ficus lirata??
Ah, Luiz,
Sou eu quem agradece sua participação!
A maneira de reproduzir o Ficus lyrata que garante 100% de êxito é através de alporque. A técnica consiste em incentivar o crescimento de raízes num ramo ou no caule principal do Ficus enrolando a porção desse ramo com esfagno umedecido, em um pedaço de plástico.
Abraços