Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Euphorbia tirucalli ‘Sticks on Fire’

avelós-róseo, avelóz-rosado, árvore-lápis-vermelho

A primeira impressão é de surpresa ao ver esta planta extremamente tolerante ao calor, à seca e livre de doenças e pragas. Menos conhecida do que o avelós (chamado também de cega-olho, mata-verrugas ou pau-pelado). Cresce muito vagarosamente e nunca obterá o mesmo tamanho daquela. Seus múltiplos ramos são tão finos quanto um lápis e apresentam uma cor dourada avermelhada com pequenas folhas que logo caem. A cor tende a ficar amarela no verão e torna-se mais vermelha no inverno, sendo sempre mais intensa quando cultivada a pleno sol.

Seu aproveitamento no paisagismo deve ser considerado nos telhados verdes, nas sacadas expostas ao sol e aos ventos, inclusive no litoral nordestino, em vasos e particularmente nas regiões sujeitas às estiagens prolongadas, como na caatinga e no cerrado. Esta espécie, que começou a ser cultivada em 1995 depois de ser encontrada e colhida na África do Sul no final da década de 1980, não necessita de adubações nem de qualquer defensivo, apenas de solos arenosos e de sol intenso.

Ela é tóxica, portanto deve-se tomar muito cuidado ao manuseá-la, pois as hastes quebram com facilidade e a seiva láctea causa irritação na pele e ardor sério na vista.

  • Sinônimos estrangeiros: red pencil tree, pencil tree, milkbush, milk bush, finger tree (em inglês).
  • Família: Euphorbiaceae.
  • Características: Arbusto suculento.
  • Porte: 0,80 a 1,80 m.
  • Fenologia: Todas as estações.
  • Cor da flor: Branca, sem importância ornamental.
  • Cor da folhagem: Verde-róseo ou amarelado.
  • Origem: África do Sul, norte de Madagascar atravessando a África tropical e subtropical e península Arábica.
  • Clima: Subtropical/ tropical (não tolera geadas).
  • Luminosidade: Sol pleno.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

10 Comments

  1. Me tire uma dúvida por favor .essa stocks on fire quando é nova e não está ao sol , ela fica verde ? E a medida que é colocada no sol ela fica vermelha ?? Pois acabei de comprar e a minha está verde e a moça me garantiu que ao colocá-la ao sol ela ira ficar vermelha … é isso mesmo ?? Notei que alguns ramos estão meio amarelo … desde ja agradeço

    • Edson,

      Sim, a Euphorbia tirucalli ‘Sticks on Fire’, fica esverdeada quando não recebe luz solar direta. Ela é uma espécie que deve ser cultivada a sol pleno, como indico no texto.

      Abraços

  2. Raul, bom dia!

    Existe o avelós verde e o vermelho?

    • Boa tarde Ângela,

      Sim, o verde é a Euphorbia tirucalli e o vermelho a Euphorbia tirucalli ‘Sticks on Fire’.

      Abraços

  3. sabe como faço para mantê-lo avermelhado. Comprei avermelhado, mas ele mudou de cor e esta todo verde.

    • Andreia,

      A Euphorbia tirucalli ‘Sticks on Fire’, precisa de sol pleno para manter a cor avermelhada, estimule isto usando sais de Epsom (2
      colheres de sopa dissolvidas em 1 litro de água) em regas ou
      pulverização.

      Abraços

  4. olá! queria saber se essa variedade pode perder o colorido amarelo/laranja e se tornar verde por completo, pois aqui na minha cidade os fornecedores dizem que a planta pode ficar verde se não passar por estresse hidrico, ou se não receber tanta luz. Será que os exemplares que temos por aqui são só da variedade comum, Euphorbia tirucalli mesmo?..

    • Olá Cintia,

      É possível que o excesso de água e, especialmente, a pouca luz solar comprometa a intensidade das cores da Euphorbia tirucalli ‘Sticks on Fire’. Ela precisa de muito sol, porem não fica igual a uma Euphorbia tirucalli comum, já que é muito mais baixa.

      Abraços

  5. Poderia fornecer informações sobre a disponibilidade no mercado e preços, por favor?

    • Marcus Vinicius,

      Nosso blog é de conteúdo, não fornece plantas.

      Abraços