Calceolaria × herbeohybrida
calceolária, sapatinho-de-vênus, chinelinho-de-madame, tamanquinho, pantufa-de-velha, bolsa-de-pastor
Uma planta anual ou bianual cultivada normalmente em vasos. Seu caule é ramificado e as folhas são verdes, ovais, com rugosidade e bordas dentadas. As flores ramificadas e retas exibem cores que sempre variam entre o amarelo e o vermelho, pontilhadas e raramente róseas, mostrando-se com uma pétala inflada, parecendo uma pequena bolsa.
O melhor solo para seu cultivo deve ser rico em matéria orgânica, usando apenas o Forth Condicionador Floreiras. Ao fazer as regas deve-se tomar cuidado para não molhar as folhas nem as flores, mas apenas o solo, sem encharca-lo, já que isto pode ocasionar o surgimento de fungos. A adubação deve ser feita no final do outono com NPK 4-14-8, usando uma colher de sopa para vasos de tamanho normal, usados para esta planta. Flores murchas devem ser cortadas, para estimular o aparecimento de novas.
Como muitas plantas, a Calceolaria herbeohybrida pode ser suscetível a pragas como pulgões, cochonilhas e ácaros, além de doenças fúngicas como oídio, míldio e podridão radicular. Manter a planta limpa e saudável, proporcionando boa circulação de ar e evitando o excesso de umidade, pode ajudar a prevenir esses problemas.
É reproduzida pelas sementes, semeadas em substrato úmido e mantidas em local protegido, germinando em cerca de dez dias.
- Sinônimos estrangeiros: zapatito de venus, (em espanhol); calcéolaire, (em francês); slipper flower, (em inglês); pantoffelblume, (em alemão); scarpetta di venere, (em italiano); hemelsleutel, (em holandês); toffelblomma, (em sueco); karuseroria, (em japonês).
- Família: Scrophulariaceae.
- Características: herbácea anual ou bianual.
- Porte: 20 a 30 centímetros de altura.
- Fenologia: inverno, primavera e início do verão.
- Cor da flor: alaranjada, amarela, vermelha e bicolores.
- Cor da folhagem: verde brilhante.
- Origem: Chile.
- Clima: subtropical/tropical.
- Luminosidade: meia sombra, sombra, não suporta o sol direito.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.