Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Campsis grandiflora

Trombeta chinesa

Tenho observado esta trepadeira nas regiões sulinas e também em São Paulo, onde cresce melhor dando profusas floradas, graças às temperaturas mais baixas no inverno, fato que favorece esta ocorrência. Seu desenvolvimento é rápido, cobrindo pórticos, colunas, arcos, grades, cercas e caramanchões, incluindo árvores. As vezes é um tanto invasiva, mas em menor intensidade do que a Campsis radicans, nativa nos Estados Unidos. Suas flores, em grupos de 8 a 12 em forma de sino, atraem beija-flores e floresce profusamente quando cultivada em locais ensolarados, entretanto desenvolve bem na meia-sombra nas regiões onde as temperaturas são mais elevadas. Quando adulta deve ser podada nos finais de inverno, re tirando os ramos doentes ou malformados. Não é vulnerável às pragas e doenças, com exceção do oídio, que deve ser controlado pulverizando com enxofre ou com uma solução feita com 10% de leite azedo e 90% de água pura.

Esta planta possui seiva tóxica, no entanto é lembrada por suas propriedades na medicina tradicional; pouco tempo atrás encontraram nas flores a presença de propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias e nas folhas alguns compostos com ação semelhante à do ácido acetilsalicílico.  O nome desta espécie deriva do grego “kampé” = dobrado ou curvado, em referência aos seus estames, sendo “grandis” = grande e “floreo” = florescer, com significado explícito.

  • Sinônimos estrangeiros: Chinese trumpet creeper, (em inglês); trompeta china, trompetero chino, (em espanhol); bignone à grandes fleurs, bignone de chine, (em francês); ling xiao, (em chinês); trompetenblume, klettertrompeten, rote trompeten, (em alemão).
  • Família: Bignoniaceae.
  • Características: Trepadeira semi-lenhosa.
  • Porte: De 5 a 8 metros de altura, ocupando mais espaço do que altura.
  • Fenologia: Verão, outono
  • Cor da flor: Vermelho-alaranjada ou rosada, formando grupos.
  • Cor da folhagem: Verde escuro.
  • Origem: Leste e Sudeste da China, Japão.
  • Clima: Temperado/Subtropical. (suporta geadas leves).
  • Luminosidade: Sol pleno.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

2 Comments

  1. Tenho uma trepadeira dessas plantada em casa. Deu uma primeira florada muito bonita, mas depois ficou mirrada e não se desenvolveu mais. Dei uma poda nela quase total e veio novamente vigorosa, mas foi ficando apenas longa e sem flores. Até as folhas ficaram pequenas. O que devo fazer?

    • Arlete,

      Sua trombeta-chinesa deve estar desnutrida, carente de vários elementos, em especial Nitrogênio, que é manifestado pelas folhas pequenas.

      Faça uma adubação com 1 kg de torta de algodão e, a cada 45 dias, use 100 gramas do fertilizante Forth Jardim aplicado ao redor da trepadeira, evitando o contato com o tronco.

      Abraços