Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Carapa guianensis

andiroba, andiroba-de-igapó, carapa, purga-de-santo-inácio, andiroba-saruba, iandiroba, nandiroba

Foto de Mauroguanandi, Public domain, via Wikimedia Commons

Com copa ampla e esgalhada habita, principalmente, em regiões de várzeas e áreas alagáveis e em solos de baixa fertilidade, as raízes profundas e com sapopemas, da andiroba, ajudam na estabilização do solo, prevenindo a erosão em encostas e áreas inclinadas, o tronco com casca castanho-acinzentada é coberto por verrugas, suas folhas são compostas e alternadas. As flores perfumadas são pequenas e se agrupam em inflorescências que atraem polinizadores, como abelhas e borboletas. É conhecida por suas diversas propriedades medicinais e pelo óleo extraído de suas sementes, que é utilizado na medicina tradicional possuindo propriedades anti-inflamatórias, antissépticas, cicatrizantes e analgésicas, é usado topicamente para tratar uma variedade de condições de pele, como eczema, psoríase, dermatite e picada s de insetos. Também é utilizado no tratamento de dores musculares e articulares. Devido às suas propriedades emolientes e hidratantes, o óleo de andiroba é frequentemente incluído em produtos cosméticos, como cremes, loções e sabonetes. Ele ajuda a nutrir e proteger a pele, deixando-a macia e hidratada.

Foto de Mauroguanandi, Public domain, via Wikimedia Commons

Em projetos de paisagismo que buscam criar ambientes naturais ou semelhantes à floresta amazônica, a andiroba pode ser plantada para contribuir com a diversidade vegetal e proporcionar uma sensação de autenticidade. Além de seus benefícios ecológicos, também possui um valor estético devido à sua folhagem e à sua forma elegante, o que a torna uma adição atraente a parques, praças e áreas de paisagem urbana.

Foto de MTur Destinos, PDM-owner, via Wikimedia Commons

Pode ser reproduzida a partir de sementes encontradas dentro de frutos que caem da árvore, recomendo deixá-las de molho em água morna por 24 horas para ajudar a amolecer a casca e facilitar a germinação. Em seguida podem ser semeadas a uma profundidade de cerca de 2 a 3 centímetros no solo. Elas germinam melhor em um ambiente úmido e quente, mantendo esse solo úmido, mas não encharcado, durante o processo de germinação.

  •  Sinônimos estrangeiros: crabwood, british guiana mahogany, (em inglês); bateo, cedro bateo, cedro macho, aceite de carapa, (em espanhol); najesi, (em Cuba); krappa, crappo, carapa, (em Venezuela e Guiana Francesa); huino, masábalo, (em Colômbia); tangará, (em Equador);  crabbaum, (em alemão); bois rouge, carape blanc; (em francês).
  • Família: Meliaceae.
  • Características: árvore perene, podendo perder parte de suas folhas durante a estação seca.
  • Porte: até 30 metros de altura.
  • Fenologia: primavera.
  • Cor da flor: branca amarelada.
  • Cor da folhagem: verde escura e brilhante.
  • Origem: América Tropical, incluindo a Amazônia brasileira.
  • Clima: tropical/subtropical.
  • Luminosidade: sol pleno.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange