Casimiroa edulis
sapota-branca
Uma árvore com a copa frondosa, muito ramificada e larga, cujo fruto é delicioso, possuindo um formato parecido com o do caqui, com casca fina e a polpa doce e suculenta, sem fibras e sem nenhuma acidez. As folhas são compostas por folíolos lanceolados e as flores amareladas são miúdas. Ela suporta bem as secas e o frio, começando a produzir depois de três ou quatro anos. O fruto, rico em vitaminas A e C, tem sabor similar à banana, pêssego, pera ou baunilha, podendo ser consumido in natura e cortada em metades, às colheradas e bem gelado. Também é gostoso em compotas, geleias, doces, sorvetes, vitaminas e sucos.
No Brasil, ainda é uma fruta pouco conhecida, mas vem sendo cultivada em algumas regiões, principalmente no Nordeste. É uma espécie promissora para a agricultura tropical e tem potencial para ser comercializada em mercados locais e internacionais. Ela é uma árvore muito apreciada no paisagismo, pois possui um porte compacto e uma copa densa, oferecendo uma sombra fresca e agradável, o que a torna ideal para pequenos jardins e quintais.
Casimiroa é o nome genérico dado em homenagem ao botânico espanhol Casimiro Gómez de Ortega (1740 – 1818), professor do Real Jardim Botânico de Madrid, antecessor do botânico, naturalista e geólogo espanhol José Cavanilles (1745 – 1804) e o epíteto específico vem do latim edulis = comestível, devido aos seus frutos.
A propagação pode ser feita por sementes ou por enxertia. As sementes devem ser semeadas em um local sombreado e úmido. A germinação ocorre em cerca de 30 dias. As mudas devem ser transplantadas para um local definitivo quando atingirem cerca de 30 cm de altura.
- Sinônimos estrangeiros: white sapote, mexican apple, (em inglês); zapotero, zapote blanco, zapotenova, zapote dormilón, zapote somnífero, pera mejicana, chalarina, chapote, hoja de zapote blanco, matasano, (em espanhol); sapote blanche, pomme mexicaine, (em francês); sapote bianco, mela messicana, (em italiano); mekisikoappuru, (em japonês); meksiko sapote, (em coreano); báisè zhàojiā, (em chinês); weißer sapote, mexikanischer apfel, (em alemão).
- Família: Rutaceae.
- Características: árvore frutífera perene.
- Porte: 4 a 10 metros de altura.
- Fenologia: abril a junho. Frutificação de agosto a setembro.
- Cor da flor: verde amarelada.
- Cor do fruto: verde e amarelo quando maduro.
- Cor da folhagem: verde brilhante.
- Origem: México e América Central.
- Clima: subtropical. Suporta frio em altitudes de até 2.000 metros acima do nível do mar.
- Luminosidade: Sol pleno.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.
Works as described, has helped me keep my plants alive will being away for a long weekend.
https://www.rainpointonline.com/
Muito bom Rose!
Abraços