Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Cassia grandis

Cássia-rósea, jeneúna, marimari

Uma árvore com copa ampla, com oito metros de diâmetro, encontrada em zonas úmidas e na mata ciliar da região amazônica, Pantanal Mato-Grossense e na Caatinga litorânea. Muito ornamental por causa de suas flores, atrativas às abelhas, que lembram as do pessegueiro, surgindo com a árvore geralmente desprovida de folhas; a casca do tronco, com até 60 centímetros de diâmetro, é marrom, fendida e de consistência um pouco rugosa. É uma das espécies mais usadas na arborização de ruas em Recife-PE e pode ser aproveitada dando-lhe bons espaços para seu luzimento. Atualmente é usada no paisagismo nas regiões tropicais da América, África e Ásia. É importante destacar que não suporta podas, estas podem ocasionar podridões.

  • Sinônimos estrangeiros: Pink shower, horse cassiaappleblossom cassia, coral shower, liquorice tree(em inglês); carao, cañandonga, cañafístola, cañafístula cimarrona, árbol de fuego, capote, carámano, (em espanhol); cañafistulo, (na Colômbia); carao, sándalo, santal, (em Costa Rica e Honduras); bâton casse, casse du Brésil, (em francês); kassie, grossfrüchtige, (em alemão); cassia a grandi fruti, (em italiano); kanpaphruek, (na Tailândia); brai xiem; may khoum, (em Laos); kotek ; kotek mamak, (na Malásia).
  • Família: Leguminosae.
  • Características: Árvore caducifólia, com ramificação irregular.
  • Porte: 10 a 15 metros, podendo alcançar, raramente, 30 metros.
  • Fenologia: De julho a novembro.
  • Cor da flor: Rósea.
  • Cor da folhagem: Verde escuro.
  • Origem: Sul do México até o Brasil.
  • Clima: Tropical/subtropical.
  • Luminosidade: Sol pleno.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

7 Comments

  1. Tenho uma, plantada em 1984. Foi muito podada, recebeu raio, mas ainda floresce um pouco. Como faço para fortalecê-la? A foto é de 1995. Está muito alta e sem galhos.

    • Tânia,

      A foto não chegou até nós. Para revigorar sua Cassia aplique no solo, na projeção da copa, 400 gramas de torta de algodão, 250 gramas de farinha de ossos e 5 kg de esterco bovino por m². Isto pode ser feito fazendo furos oblíquos com a grossura de uma caneta bic a cada 15 centímetros e uma profundidade entre 10 e 30 centímetros. Depois e só varrer para penetrar melhor e regar.

      Abraços

  2. Boa tarde Raul! Parabens pelo blog. Bastante util para amadores no assunto! Estou com uma duvida. Qual o nome da arvore cuja foto esta anexo? Tenho ouvido sobre Cassia imperial, chuva de ouro, cassia fistula…mas quando busco imagens destas na internet vejo que as folhas sao bem diferentes da que possuo em casa. Um grande abraço!

    • Bom dia Vinicius,

      Obrigado pelo elogio!

      Infelizmente a foto não chegou até nós. Mas esse gênero é bastante confuso mesmo. Tente novamente nos enviar uma foto mostrando flor e folhas.

      Abraços

  3. Gostei demais do seu conteúdo. Naão sabia sobre o catálogo. Enriqueceu muito pra mim. Valeuu!

    SUPER MANGUEIRA MÁGICA
    Acesse esse link:http://bit.ly/supermangueiraincrivel

    • Olá Glauciene,

      Fico feliz sabendo que gostou do catálogo!!!

      Abraços

  4. Que conteúdo fantástico. Naão sabia soube o catálogo. Enriqueceu muito pra mim. :)

    SUPER MANGUEIRA MÁGICA
    Acesse esse link:http://bit.ly/supermangueiraincrivel