Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Casuarina equisetifolia

casuarina

Foto de Forest & Kim Starr, CC BY 3.0, via Wikimedia Commons

Uma árvore de crescimento rápido, com silhueta diferenciada devido a sua copa piramidal e folhas com formato de agulhas, parecidas com as folhas dos pinheiros, porém não são da mesma família. O tronco é rugoso, acinzentado ou pardo, desfiado longitudinalmente. É muito indicada como cortina de ventos, especialmente em áreas litorâneas, já que possui um sistema radicular denso e profundo que possibilita sua fixação em dunas, suportando ventanias intensas e fixando nitrogênio.

Foto de Javier martin, Public domain, via Wikimedia Commons

Os aborígenes, na Austrália usavam a madeira dela para fazer os bumerangues.

A casuarina deve ser considerada uma espécie exótica invasora, com alto potencial de proliferação, tornando-se uma ameaça. As sementes são espalhadas pelos ventos, com grande poder de germinação, impedindo o desenvolvimento de outras plantas. Não dá flores, tampouco frutos e causa o afastamento da fauna nativa. Seu uso deve ser restrito, preferindo espécies nativas ou subespontâneas como, por exemplo, o angelim-doce (Andira legalis), a uva-da-praia (Coccoloba uvifera) ou o algodoeiro-da-praia (Hibiscus tiliaceus), que cumprem bem a função de minimizar as ventanias intensas em regiões praianas.

Foto de Forest & Kim Starr, CC BY 3.0 US, via Wikimedia Commons

O nome do gênero deriva da palavra malaia “casuar” ou “kasuari”, que alude à semelhança entre a plumagem da ave casuar (Casuarius spp.) e a folhagem da planta.

A propagação é feita por sementes sem preparação prévia ou por estacas fincadas em uma mistura de areia e turfa, meio a meio. A germinação acontece após duas semanas e as plântulas são transferidas para saquinhos quando estão com 10 a 15 cm de altura.

  • Sinônimos estrangeiros: she-oak, beefwood, australian pine, beach she-oak, (em inglês); casuarina-cola-de-caballo, pino de mar, árbol-de -la-tristeza, pino-de-australia, pino-australiano, (em espanhol); filao à feuilles de prêle, pin australien, (em francês); schachtelhalmblättrige kasuarine, eisenholz, kängurubaum, kasuarinabaum, (em alemão); casuarina comune, casuarina delle spiagge, (em italiano).
  • Família: Casuarinaceae.
  • Características: árvore perenifólia.
  • Porte: alcança até 35 metros de altura.
  • Fenologia: primavera e início do verão.
  • Cor da flor: as masculinas castanho-claro e as femininas roxo-escuro, sem importância ornamental.
  • Cor do fruto: marrom.
  • Cor da folhagem: verde seco.
  • Origem: sudeste da Austrália e Polinésia.
  • Clima: subtropical/temperado. Tolera geadas leves.
  • Luminosidade: pleno sol..

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange