Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Ceiba glaziovii

paineira-branca, barriguda

Foto de GildasioOliveira, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Uma espécie muito parecida com a paineira-rosa (Ceiba speciosa), típica do semiárido nordestino, crescendo em áreas acidentadas, especialmente no Médio Vale do Rio São Francisco. Prefere baixa umidade ambiente e solos pedregosos, seu tronco, com casca cinza-claro é crivado de acúleos e sendo pançudo próximo do solo lhe dá o nome popular de barriguda, que serve para armazenar água. A copa é ampla e bastante ramificada e as flores, em panículas terminais, tem grandes pétalas brancas muito bonitas, surgindo durante o outono ou o final do período chuvoso em sua região de origem. É uma árvore ideal para ser pensada em sítios, jardins e praças, onde exibe uma floração encantadora que aparece na copa despida de folhagem. Propicia uma boa sombra, compondo excelentes cenários nas regiões secas.

Foto de mauroguanandi, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

A madeira é aproveitada apenas para a caixotaria e a lã é usada no enchimento de travesseiros, colchões e estofamento de móveis.

Foto de mauroguanandi, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

É multiplicada por sementes, depois de colhidas, em solo levemente arenoso e cobertas por uma camada fina de substrato, na meia sombra. Germinam em poucos dias e devem ser transplantadas quando desenvolverem 5 folhas. O crescimento é rápido.

  • Sinônimos estrangeiros:  white floss silk tree, (em inglês).
  • Família: Malvaceae.
  • Características: árvore decídua
  • Porte: 7 a 18 metros de altura.
  • Fenologia: maio a outubro, durante o período de estiagem, ficando totalmente desfolhada.
  • Cor da flor: branca.
  • Cor da folhagem: verde médio.
  • Origem: Caatinga do nordeste brasileiro, nos Estados de Alagoas, Paraíba, Bahia, Ceará, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe e no norte de Minas Gerais.
  • Clima: tropical/subtropical seco.
  • Luminosidade: sol pleno.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comments

  1. Quantos anos a paineira precisa ter para começar a florir?

    • Norma,

      A Ceiba glaziovii, geralmente demora entre 5 a 10 anos para florir pela primeira vez. Esse tempo pode variar dependendo das condições de crescimento, como a qualidade do solo, disponibilidade de água e luz solar.

      O crescimento em solo fértil e rico em água, com boa luminosidade, tende a acelerar a floração precoce ainda mais cedo, aos 3 anos. Já em solos pobres, secos ou com sombra, o florescimento pode ser retardado e as secas prolongadas ou geadas, podem também atrasar ou até mesmo impedir a floração dela.

      Abraços

Secured By miniOrange