Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Cereus peruvianus var. monstrosus

Mandacaru-monstruoso, cacto-do-peru, urumbeta, cacto-monstro, urumbeva-do-peru

Foto de Joey Martoni, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

Um cacto singular, por causa de sua silhueta formando cristas com sulcos e dobras, onde surgem espinhos avermelhados e curtos. Ele pode ocupar um lugar de destaque em um jardim rochoso junto com outros cactos e suculentas, como agaves, aloes, opúntias, kalanchoes, echeverias e outras plantas típicas de jardins xerófitos. Também pode crescer em vasos, mas sempre recebendo luz solar por pelo menos quatro horas diárias, com um solo arenoso, permitindo uma boa drenagem, já que não tolera umidade excessiva, devendo ser regado a cada 15 dias na primavera e no verão e uma vez por mês no resto do ano. Nos meses com temperaturas mais altas desabrocham à noite flores grandes com pétalas brancas ou rosadas, que são polinizados por beija-flores, morcegos e também insetos, em seguida forma frutos redondos e vermelhos que são comestíveis, lembrando o sabor da pitaia.

Foto de Lhill, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Pode ser adubado com Forth Cactos, que possui a fórmula 03-08-08 + micronutrientes, diluindo 5 ml em 1 litro de água, a cada 30 dias na primavera e no verão.

Este cacto não é propenso a ser infestado por pragas e doenças. Mas cuidado, a podridão da raiz pode ocorrer facilmente se for regado em excesso. As regas devem umedecer o solo, nunca a parte aérea.

A propagação pode ser feita na primavera, cortando um segmento da planta-mãe com uma lâmina limpa e afiada e deixando-o secar por dois dias em local sombreado, depois pode ser fincado em um solo com 80% de areia lavada e 20% de substrato aerado. Onde foi feito o corte, na planta-mãe, é prudente polvilhar canela em pó, evitando alguma infestação por fungos.

  • Sinônimos estrangeiros:  monstrose apple cactus, (em inglês); cardón, cacto candelabro, cactus de ordenador, aguacolla, gigantón, cactus monstruoso, quisca, quisc o, tunilla, (em espanhol).
  • Família: Cactaceae.
  • Características: cacto espinhento e xerófito.
  • Porte: 2 a 4 metros de altura.
  • Fenologia: verão.
  • Cor da flor: branca ou rósea.
  • Cor da folhagem: verde azulado.
  • Origem: América do Sul, especialmente no Uruguai, Sudeste do Brasil e Norte da Argentina.
  • Clima: semiárido, tropical/subtropical.
  • Luminosidade: sol pleno.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange