Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Ceropegia woodii

colar de corações, corações emaranhados, corrente de corações, cordão de corações, rosário, videira de coração

Foto de Salicyna, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Uma planta muito popular usada como planta de interior ou em varandas, onde pode atrair beija-flores, é relativamente fácil de cuidar e tem um visual muito bonito. Ela pode ser cultivada em vasos pendentes, para que seus caules possam ficar pendurados, ou em treliças, para que possam subir. Não é exigente quanto ao tipo de solo, mas prefere um solo bem drenado, uma mistura de partes iguais de terra vegetal, areia e perlita é uma boa opção. Aconselho evitar locais com luz solar direta, pois isso pode queimar suas folhas e deve ser regada regularmente, mas é importante deixar o solo secar completamente entre as regas. Regar com muita frequência pode causar o apodrecimento das raízes. No inverno, deve-se reduzir a frequência das regas.

Foto de Martin Bohnet, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

A planta foi descoberta na montanha Groenberg, na África do Sul, pelo botânico sul-africano John Medley Wood, ( 1827 – 1915) que lhe deu o nome em homenagem a si mesmo, ele contribuiu muito para o conhecimento das samambaias, musgos e fungos.

Foto de photographed by Ivan I. Boldyrev, CC BY-SA 2.5, via Wikimedia Commons

A Ceropegia woodii pode ser propagada por estacas, basta cortar um caule com cerca de 10 cm de comprimento e colocá-lo em um copo com água. Coloque o copo em um local com luz indireta brilhante e troque a água regularmente. Após algumas semanas, as raízes começarão a se desenvolver. Quando as raízes tiverem cerca de 5 cm de comprimento, você pode plantar a estaca em um vaso com solo bem drenado.

  • Sinônimos estrangeiros: string of hearts, rosary vine, sweetheart vine, (em inglês); coeur de Marie, coeur-de-lièvre, lierre de cœur, (em francês); cinta de corazones, planta de corazones, corazón de Jesús, (em espanhol); herzenskette, herzensblatt, liebeskette, (em alemão); collana di cuori, cordiline, (em italiano); hātokazura, (em japonês); xīnyèmàn, (em chinês); simjangdeunggul, (em coreano); bobbejaanpaal, koningin van die nag, (em africâner).
  • Família: Apocynaceae.
  • Características: suculenta.
  • Porte: hastes com até 2 metros de comprimento.
  • Fenologia: primavera e verão.
  • Cor da flor: rosa-pálido.
  • Cor da folhagem: verde-escuro com marmoreio prateado na superfície superior e roxo na superfície inferior.
  • Origem: África do Sul, Moçambique, Essuatíni, Zimbábue.
  • Clima: subtropical, tropical.
  • Luminosidade: luz indireta brilhante.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange