Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Ceroxylon quindiuense

palmeira de cera do quindío, canudo-de-pito-do-quindío

Foto de Diegotorquemada, CC BY 3.0, via Wikimedia Commons

Esta palmeira é considerada a mais alta do mundo. Ela é nativa no departamento de Quindío, no Vale do Cocora, na Colômbia, localizado a uma altitude entre 1.800 e 3.100 metros, na Cordilheira dos Andes, onde os ventos do Oceano Pacífico são fortes em um ambiente úmido e frio, com temperaturas que nunca ultrapassam os 19º. Ela pode atingir até 60 metros de altura. O recorde atual é de 62,8 metros, registrado em 2010.

Foto de Dick Culbert from Gibsons, B.C., Canada, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

Seu caule é formado por um único colmo. Ela tem um tronco cilíndrico coberto com uma cera branca, que a protege dos ventos e dos raios solares. As folhas são grandes e verdes, e podem atingir até 4 metros de comprimento. A Ceroxylon quindiuense é uma espécie protegida na Colômbia, onde é árvore nacional e símbolo do país. Ela é importante para o ecossistema local, pois fornece alimento e abrigo para uma variedade de pássaros, como o papagaio de crista amarela ( Ognorhynchus icterotis ), o gaio verde ( Cyanocorax yncas) e o tucano-esmeralda ( Aulacorhynchus prasinus) que consomem suas drupas, também atrai morcegos e macacos.  É uma espécie de crescimento lento e pode levar até 100 anos para atingir a sua altura máxima.

Foto de Jorgegutierrezpareja, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

A cera do tronco era usada para fazer sabonetes e velas, principalmente no século XIX. A parte externa do caule da palmeira tem sido usada localmente para a construção de casas e para construir sistemas de abastecimento de água para agricultores de baixa renda. É cultivada como planta ornamental na Colômbia e valorizada em jardins e parques de todo o mundo devido à sua aparência única e tamanho impressionante.

Infelizmente está em perigo crítico de extinção devido à exploração humana. A extração ilegal de cera de palmeira, que é usada em várias aplicações, incluindo produtos de beleza, representa uma ameaça significativa para essa espécie. Além disso, a perda de habitat devido ao desmatamento também contribui para seu declínio.

Foi descrita pelo botânico alemão Gustav Karl Wilhelm Hermann Karsten (1817 — 1908) e publicado no livro Bonplandia em 1860. Ceroxylon é o nome genérico composto pelas palavras gregas: kèròs = “cera” e xγlon = “madeira”, em referência à espessa cera branca encontrada nos troncos. Já quindiuense é o epíteto geográfico em alusão à sua localização em Quindío.

É multiplicada por sementes que devem ser semeadas em um local com boa drenagem e sol pleno. A germinação leva cerca de 60 dias.

  •  Sinônimos estrangeirosquindio wax palm, andean wax palm, wax palm, wax palm tree, (em inglês); palma bendita , palma blanca , palma de cera,  palma de ramo, palma de cera de Los Andes, caucho, caucho blanco, caucho-de-pito, palma de pito, (em espanhol); palmier cierge, palmier à cire, (em francês); wachspalme, (em alemão); palma da cera, (em italiano); kōzō-yashi, (em japonês); làzhú zhònglí, (em chinês).
  • Família: Arecaceae.
  • Características: palmeira de grande valor ornamental.
  • Porte: até 60 metros de altura.
  • Fenologia: primavera/verão.
  • Cor da flor: bege, com frutos vermelhos comestíveis.
  • Cor da folhagem: verde-médio.
  • Origem: Colômbia.
  • Clima: temperado/subtropical.
  • Luminosidade: pleno sol.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 Comments

  1. Oi bom dia. Gostaria de saber se tem ou comercializa semente da xerox londrina, sou colecionador de palmeiras. Gostaria de ter dela. Grato

    • Palmeira ceroxylon. Sou de ibipora parana

    • Bom dia Edilson,

      Eu sou paisagista, não comercializo plantas nem sementes.

      Abraços

      • Ela se adaptaria no Brasil ?

        • Giuliano,

          Sim, especialmente nas regiões Norte e Nordeste. É uma planta robusta que pode tolerar uma variedade de condições climáticas, incluindo climas tropicais e subtropicais.

          Abraços

Secured By miniOrange