Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Chaenomeles speciosa

marmelinho japonês, marmelinho-de-jardim

Foto de Famartin, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Esta é uma ótima opção para desfrutar de uma florada animada no inverno, época em que a grande maioria dos arbustos repousam. Classificado também como Cydonia japonica, apresenta ramos espinhentos com tons marrom acinzentados, geralmente entrelaçados. As flores atraem abelhas e desabrocham ao longo dos ramos, podendo ser simples com cinco pétalas ou dobradas, propiciando mais tarde frutos ovais, duros e perfumados, com cores verde-amarelados que podem ser consumidos em geleia, compotas e doces e também em licores, já que ao natural são um pouco amargos.

Foto de NobbiP, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Fica bonito quando forma grupos em canteiros o cercas, criando renques defensivos em jardins de qualquer tamanho. É importante uma adubação no outono com farinha de ossos, assim como fazer uma poda depois da floração, cortando os brotos laterais pendentes ou de crescimento interno, para incentivar uma silhueta mais densa. Prefere solos ácidos e permeáveis, sendo tolerante à seca e a poluição atmosférica, mas rejeitando solos úmidos ou encharcados, que podem causar doenças fúngicas, como Alternaria e Fusarium. Um arbusto fantástico para ser cultivado no Sul do Brasil ou em regiões montanhosas como Piatã, na Bahia, Senador Amaral ou Monte Verde, em Minas Gerais, São Joaquim, em Santa Catarina ou Camp os do Jordão, em São Paulo.

Foto de Baummapper, CC BY-SA 3.0 DE, via Wikimedia Commons

Na medicina chinesa é utilizado como remédio para tratar do reumatismo, cólera, disenteria, enterite e beribéri. Foi introduzido no Reino Unido pelo botânico e naturalista Sir Joseph Banks (1743 — 1820) em 1796.

Seu nome provem do grego chaino que significa bocejar e meles pode ser traduzido como maçã por causa dos frutos. O epíteto speciosa significa vistoso.

É multiplicada por estacas ou por alporquia, depois da floração.

  • Sinônimos estrangeiros: flowering quince, common flowering-quince, chinese quince, japanese quince, (em inglês); cognassier splendide, cognassier du Japon, cognassier à fleurs, (em francês); membrillero, membrillero-japonés , cidónia, (em espanhol); fior di pesco, cotogno da fiore, cydonia, cotogno giapponese, cotogno rosso, (em italiano); chinesische zierquitte, japanische zierquitte, (em alemão); mugua, tiegenghaitang, tiejiaoli, zhoupimugua, (em chinés).
  • Família: Rosaceae.
  • Características: arbusto caducifólio.
  • Porte: 1,20 a 1,80 m de altura, com largura maior do que altura.
  • Fenologia: inverno.
  • Cor da flor: vermelha, existem variedades com flores róseas ou brancas.
  • Cor da folhagem: verde escura e brilhante.
  • Origem: China, Japão, Tibete e Mianmar.
  • Clima: temperado/subtropical (suporta geadas leves).
  • Luminosidade: sol pleno.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 Comments

  1. Sr Raulcanovas,gostaria de comprar algumas espécies de planta o sr vende ?
    Gratidão
    Sou de Presidente Prudente SP

    • Olá Fátima,

      Nós não vendemos mudas. Este é um blog de informação.

      Abraços

  2. Onde encontramos essa arvoreta?

Secured By miniOrange