Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Chamaecyparis obtusa var. crippsii

cipreste-dourado, cipreste-japonês, pinheiro dourado

Foto de Photo by David J. Stang, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Com folhas achatadas, perfumadas e tonalidade verde-dourada, ganha um belo destaque nas regiões sulinas e do Sudeste, especialmente as serranas, onde os invernos são severos, com temperaturas baixas. Ótima quando usada em jardins orientais ou de estilo renascentista, assim como em renques onde minimiza os ventos. Ela é uma das árvores sagradas da religião xintoísta, junto com o Chamaecyparis pisifera (sawara), o Thujopsis dolobrata (asuhi, asunaro) e a Sciadopitys verticillata (koya maki). Esta conífera é de crescimento lento, vivendo por volta de 300 anos e pode ser um ponto focal interessante quando cultivada próxima da ameixeira-vermelha (Prunus cerasifera “Nigra”), criando assim um quadro muito chamativo.

Foto de Photo by David J. Stang, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Prefere um solo humoso com 30% de areia e torta de mamona, sendo irrigado na primavera e verão, mantendo o solo com baixa umidade e suspendendo as regas no inverno. Não é propenso ao ataque de insetos ou fungos, a não ser ácaros quando não recebe bastante sol e podridão das raízes em solos muito úmidos; tampouco precisa de podas.

A denominação botânica deriva das palavras gregas chamai, que significa anão, e kyparissos , que é traduzido como cipreste.

É multiplicado por estacas colocadas para enraizar no final do inverno.

  • Sinônimos estrangeirosgolden hinoke cypress, (em inglês); tuya aurea, (em espanhol); cyprès du Japon, hinoki faux-cyprès, (em francês); goldgelbe hinoki-scheinzypresse, (em alemão); cipresso di hinoki, (em italiano); cypřišek tupolistý, (em tcheco); hinoki, (em japonês).
  • Família: Cupressaceae.
  • Características: conífera de silhueta piramidal.
  • Porte: 5 a 10 metros de altura.
  • Cor da folhagem: verde fosco com as pontas douradas.
  • Origem: Japão e Taiwan.
  • Clima: temperado/subtropical, suporta temperaturas de -10 °C.
  • Luminosidade: sol pleno.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange