Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Chamaerops humilis

palmeira-leque-de-europa, palmito-europeu, palmeira-moinho-de-vento, palmeira-das-vassouras

Foto de tato grasso, CC BY-SA 2.5, via Wikimedia Commons

É interessante ressaltar que esta é a única palmeira nativa da Europa, tanto na Espanha como na Itália, em Portugal e na França, sempre nas regiões sulinas. Sua silhueta é ímpar, com vários troncos formando um grupo, suportando bem os ventos salinos, assim como os solos pobres e o frio intenso no inverno e o calor no verão. As folhas são palmadas, em forma de leque, duras e com a superfície plissada, sendo muito adequada para o sul do Brasil ou para regiões serranas, onde cresce em solos rochosos e arenosos e também em dunas e falésias. É, juntamente com a Trachycarpus fortunei, muito resistente ao frio intenso.

Foto de Joanbanjo, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

É imune às doenças e pragas, desde que mantido enxuto o solo onde cresce. No paisagismo pode ser considerada como uma palmeira escultural, muito apropriada para espaços onde possa ser contemplada, como nas áreas próximas das entradas das residências.

O nome Chamaerops é a junção das palavras gregas cujo significado é “arbusto” e “anão” e humilis vem do latim como “humilde”.

Para propagar a palmeira-leque-de-europa , as sementes devem ser limpas, sendo a polpa do fruto removida. Em seguida, a semente deve ser secada, peneirada e colocada para germinar em solo arenoso e sombreado. A germinação é demorada, demorando entre dois e quatro meses.

Foto de gailhampshire from Cradley, Malvern, U.K, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

  • Sinônimos estrangeiros: mediterranean fan palm, european fan palm, (em inglês); palma de escobas, garballó, margalló, (em espanhol); chamérops humble, palmier éventail, palmier nain, (em francês); palma femmina, palma nana, palma di San Pietro, palma reale, palma ventaglio, (em italiano); zwergpalme, niedrige, (em alemão).
  • Família: Arecaceae.
  • Características: palmeira com múltiplos estipes.
  • Porte: de 2,50 a 4,00 metros de altura.
  • Fenologia: primavera, com frutificação no outono.
  • Cor da flor: creme amarelado.
  • Cor da folhagem: verde azulada.
  • Origem: Mediterrâneo, no Sul da Europa e Norte da África, especialmente em Marrocos, Argélia e Tunísia.
  • Clima: subtropical/temperado.
  • Luminosidade: sol pleno.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange