Chenopodium ambrosioides
Erva-de-santa-maria, erva-das-lombrigas, erva-pomba-rola, menstruço, mastruz, erva-de-bicho
O “santo remédio” no combate de cochonilhas, lagartas, tripes, pulgas, percevejos, baratas e pulgões é igualmente medicinal, com propriedades anti-inflamatórias, vermífugas, cicatrizantes, anti-séptica-tópica, emoliente, emenagoga e antiasmática. As folhas são aproveitadas, em forma de cataplasmas, contra tumores. Quando cozidas com sal, desincha pernas, cicatriza feridas e melhora os edemas provocados por contusões, além de uma série de outras indicações medicamentosas.
Da mesma família que a espinafre e a beterraba, a planta que, ficou famosa quando uma banda de forró recebeu o nome de “Mastruz com Leite”, tem odor característico. O gênero Chenopodium foi descrito pelo botânico Linnaeus e vem do grego “chen”, ganso e “pous, pé, referindo-se às folhas lobadas da planta.
Na Colômbia, as folhas e as flores são usadas como tempero na culinária do país, especialmente em sopas e cozidos como o famoso “ternera a la llanera” e os astecas também cozinhavam ela como condimento . É uma erva insetífuga, aparentada com a quinoa. No interior é comum varrer as casas com os ramos da planta, sendo também usada seca sob o colchão, os lençóis e os travesseiros. As folhas produzem um inseticida natural, que deve ser feito macerando 200 g em 1 litro de água durante duas horas, em seguida deve-se espremer o suco, retirando o bagaço e diluindo o resultado disto em 5 litros de água fria; as plantas devem ser pulverizadas nas primeiras horas do dia ou no final da tarde, longe do sol forte.
Também pode ser aproveitada no combate das pulgas de gatos e cães, fervendo um pouco de folhas e flores por 5 minutos e, depois de fria, passando nos pelos do animal. A mesma infusão serve no combate de carrapatos, quando utilizada depois do banho do bichinho, que deve ter todo o corpo umedecido, deixando que o chá seque naturalmente. É empregada, de forma semelhante, para o combate de piolhos nos galinheiros Não é difícil encontrá-la pronta em empórios de produtos naturais e fitoterápicos, assim como em lojas pets na forma de loção.
- Sinônimos estrangeiros: ka’are, (em guarani); epazote, hierba hedionda, hierba sagrada, huacatay, mocho, pazoli, pizate, quenopodio, te borde, (em espanhol); paico, herb Sancti Mariæ, jesuits tea, mexican tea, epazote, (em inglês).
- Família: Amaranthaceae.
- Características: Herbácea subarbustiva.
- Porte: 70 a 1,00 m de altura.
- Fenologia: Primavera/verão.
- Cor da flor: Pequena, verde-amarelada
- Cor da folhagem: Verde-claro.
- Origem: Desde México até todo o Brasil, na Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e nas formações campestres.
- Clima: Subtropical / tropical.
- Luminosidade: Sol pleno, meia-sombra.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.