Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Cissus alata

cipó-uva, hera-cissus

Foto de Juandev, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Esta trepadeira, também classificada como Cissus rhombifolia ou Vitis rhombifolia, é indicada para cobrir muros ou alambrados onde não há incidência de sol, isto é, pouco iluminados pelos raios solares, chegando a desenvolver bem na sombra total. Muito parecida com a parreira, possui gavinhas com as quais se agarra às estruturas e folhas revestidas de pelinhos esbranquiçados. Pode alcançar pouco mais de 3,00 metros de altura quando apoiada em uma treliça. O gênero Cissus inclui 350 espécies espalhadas nas Américas, África, Asia e Oceania. Deve ser cultivada em um solo composto por 80% de um bom substrato e 20% de areia média lavada.

Foto de Photo by and (c)2014 Derek Ramsey (Ram-Man), GFDL 1.2, via Wikimedia Commons

É perfeita quando usada em cuias suspensas, jardins verticais ou cobrindo treliças em ambientes internos, formando um conjunto denso e cintilante, com as novas folhas de tonalidade castanhas. É recomendada no verão uma pulverização com água, duas vezes por semana. Igualmente pode ser aproveitada como cobertura de solo, sob a copa das árvores.

Seu nome genérico é derivado do grego kissos, que significa hera.

Ela é propagada a partir de estacas com 15 centímetros de comprimento, em uma mistura de turfa e areia na primavera. As raízes se formam em aproximadamente sete semanas.

  • Sinônimos estrangeirosgrape ivy, grape leaf ivy, oak leaf ivy Venezuela treebine, royal wine, russian wine, carpentry vine, (em inglês); roiciso, uva de marfil, parra de interior, hiedra de viña, vid hiedra, come mano de llano, palo hueco, tripa de pollo, (em espanhol); lierre de raisin, vigne d’appartement, (em francês); zimmervine, königswein, (em alemão);  cisso, edera d’uva, (em italiano).
  • Família: Vitaceae.
  • Características: trepadeira semi-herbácea e perene.
  • Porte: ramos com 1,30 metros de comprimento.
  • Fenologia: de setembro a novembro.
  • Cor da flor: pequenas e brancas, sem importância.
  • Cor da folhagem: verde escura e brilhante.
  • Origem: México até a Bolívia e Caribe.
  • Clima: subtropical/tropical. Não tolera geadas.
  • Luminosidade: meia sombra/sombra.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 Comments

  1. quis dizer Cissus…

    Obrigada!

  2. Olá! minha coisas está definhando por causa de infestação de oidio. o que devo fazer para salva-la?

    • Olá Sandra,

      O leite pode ser usado como um fungicida natural. Dilua 1 parte de leite em 9 partes de água e aplique nas folhas da Cissus com um borrifador. Repita a aplicação a cada 3 dias até que o fungo desapareça.

      O bicarbonato de sódio também pode ajudar a controlar o oídio. Misture 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio em 1 litro de água e aplique nas folhas da Cissus com um borrifador. Repita a aplicação a cada 7 dias até que o fungo desapareça.

      Abraços

  3. Comprei uma Cissus plantada em um kokedama, a orientação foi mergulhar em balde com água por 2min sempre q notar o kokedama seco. Teria alguma outra orientação ou uma complementar para q eu obtenha êxito no cultivo dessa planta maravilhosa. Obrigada!

    • Olá Luciane,

      É conveniente mergulhar a muda em água mineral ou filtrada, se for de torneira deve deixar descansar 3 dias para perder o cloro e o flúor. Também adicione nessa água um pouco de borra de café, já que ela é rica em nitrogênio e potássio, nutrientes necessários para o desenvolvimento de seu Cissus.

      Abraços

Secured By miniOrange