Clerodendron thomsoniae
lágrima-de-cristo, clerodendro trepador
Esta trepadeira desenvolve melhor em regiões com uma umidade ambiente em torno de 60%, com sombra parcial e solo bem irrigado, mas bem drenado. Não tolera temperaturas baixas, perdendo as folhas que recupera com a alta do clima. É ideal para ser cultivada em caramanchões, treliças e pérgolas, por gerar sombra no verão e proporcionar a passagem da luz no inverno. É atraída por mamangavas que a poliniza e suscetível ao ácaro-vermelho e à mosca branca, bem como outras cochonilhas. Pode ser propagada por sementes, estacas semi-lenhosas e também por aves, possíveis vetores de dispersão.
O epíteto específico homenageia o doutor escocês Thomas Thomson (1817-1878) que foi superintendente do Jardim Botânico de Calcutá (1854-1861.
Seu aproveitamento paisagístico é muito grande, dado o impacto da florada que mistura o branco com o vermelho, em grande profusão. Pode ser melhor contemplada quando usado emoldurando janelas e pórticos próximos das residências.
- Sinônimos estrangeiros: bleeding glory-bower, glory-bower, bagflower, bleeding-heart vine, (em inglês); lágrima de cristo (em espanhol); clérodendron splendide (em francês); kletternder Losstrauch, (em alemão); clara lisa; claralisa; clemátida; clerodendron; crendolento; crendolinda; jamaiquina; querendona, (em Cuba); genpei-kusagi, (no Japão); bleeding heart; taik-pan-gyi, (em Mianmar).
- Família: Lamiaceae.
- Características: Trepadeira semi-herbácea.
- Porte: Ramos com cerca de 4 m de comprimento.
- Fenologia: Primavera, verão, início do outono.
- Cor da flor: Cálice branco e corola vermelha.
- Cor da folhagem: Verde-escura.
- Origem: Camarões, oeste do Senegal, Nigéria, Serra Leoa, Gana, Mali e República Democrática do Congo.
- Clima: Tropical/ subtropical – úmido (não tolera geadas).
- Luminosidade: Meia sombra.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.
É possível plantar a passiflora em vaso grande? Consigo que ela se desenvolva bem?
Sim, Déia, desde que o vaso tenha uma capacidade de 80 litros.
Abraços
Qual o tipo de adubo que eu posso usar nesta planta clerodendro trepador (lagrimas de cristo ) E as regras são todos os dias ?
Irineia,
Adube-a com 400 gramas de torta de algodão, anualmente e 40 gramas de Forth Flores a cada 15 dias.
As regas devem ser feitas deixando a terra levemente úmida, não encharcada.
Abraços