Clerodendrum chinense
hortênsia-filipina, glória-da-china, rosinha-chinesa
Suas folhas são grandes, com forma ovalada, textura aveludada e margens onduladas e as flores, em cachos terminais, ficam reunidas em inflorescências densas e perfumadas, lembrando pequenas trombetas, atraindo abelhas e borboletas. O crescimento é rápido e pode se espalhar, o que a torna uma planta invasiva em algumas regiões.
É amplamente utilizada em jardins como planta ornamental devido às suas flores vistosas, podendo ser plantada em canteiros, bordaduras ou como cerca-viva.
O nome Clerodendrum vem do grego “kleros” (sorte) e “dendron” (árvore). Há uma crença de que esta planta foi abençoada pelos deuses, daí seu nome associado à sorte.
Uma lenda chinesa fala de uma jovem que, ao perder seu amado, plantou um Clerodendrum chinense em sua memória. As flores que surgiram eram tão belas que se dizia que refletiam a pureza e a profundidade do amor dela.
Pode ser propagada por estacas de caule ou divisão de touceiras.
- Sinônimos estrangeiros: chinese hamelia, common glory bower, fragrant fog plant, (em inglês); clerodendre de Chine, gloire du matin, (em francês); clerodendro chino, gloria de la mañana, (em espanhol); clerodendro della Cina, gloria del mattino, (em italiano); chinesischer glanzstrauch, (em alemão).
- Família: Lamiaceae;
- Características: arbusto semi-herbáceo;
- Porte: 1,50 a 2,50 de altura;
- Fenologia: primavera, verão;
- Cor da flor: branca, rósea;
- Cor da folhagem: verde escura;
- Origem: Nepal, leste da Índia, sudeste da China, Malásia;
- Clima: tropical/subtropical;
- Luminosidade: sol pleno ou meia-sombra.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.
Onde compro?
María Aparecida,
Na Fazenda Citra: Telefone: (19) 3451-1221 – https://fazendacitra.com.br/
Abraços