Clerodendrum wallichii
clerodendro-branco

Foto de Dinesh Valke from Thane, India, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons
Um arbusto com ramos pendentes formando uma silhueta densa. As flores, totalmente brancas, são formadas por longos cachos suspensos que se destacam na planta. No paisagismo sua presença é destacada quando usada em pequenos jardins, próxima das vistas, na companhia de forrações de baixo porte.
A polinização deste Clerodendrum é realizada principalmente por borboletas, mariposas e abelhas, que extraem o néctar da base do tubo da corola.

Foto de Vinayaraj, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons
O nome do gênero vem das palavras gregas kleros que significa acaso ou destino e dendron que traduzimos como árvore; já wallichii homenageia o botânico dinamarquês Nathaniel Wallich (1786-1854), que coletou inúmeras plantas na Índia durante a era colonial, enquanto era cirurgião assistente a serviço da Companhia das Índias Orientais e mais tarde superintendente do jardim botânico de Calcutá.

Foto de Shu Suehiro, CC BY 3.0, via Wikimedia Commons
É reproduzido no final do inverno pelas estacas fincadas em solo úmido e também por sementes.
- Sinônimos estrangeiros: wallich’s glory-bower, bridal veil, nodding clerodendron, (em inglês); bandera danesa, guirnalda de novia, (em espanhol); chui mo li, (em chinês); bolungre, horrandieng, samapul, (na Índia); kurrindo, (em japonês); kinmauk-ka-gyi, ngayan-padu, pan-sweet, (em Mianmar).
- Família: Lamiaceae.
- Características: arbusto semi-lenhoso.
- Porte: de 2 a 3,50 metros de altura.
- Fenologia: primavera e verão.
- Cor da flor: branca.
- Cor da folhagem: verde-escuro e brilhante.
- Origem: Bangladesh, Mianmar, Butão, sul da China, Índia, Nepal, nordeste do Paquistão, Vietnã.
- Clima: subtropical/ tropical.
- Luminosidade: sombra parcial.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.
Boa tarde Raul, plantei várias murtas a seis meses , mês pra cá estão amarelando, o que faço?
Boa tarde Viviane,
Esse sintoma indica vários problemas:
– Desidratação. Precisam ser regadas 3 vezes por semana;
– Excesso de umidade. Deve melhorar a drenagem, usando areia;
– Deficiência de nutrientes, como Nitrogênio, Cálcio, Enxofre , Ferro, Molibdênio, Cobre e/ou Manganês. Faça uma adubação com torta de algodão e farinha de ossos.
Abraços