Clusia fluminensis
Clusia, abaneiro, abano, manga-da-praia, mangue-bravo, mangue-da-praia
Uma arvoreta ideal para ser aproveitada em renques e vasos, com comportamento lenhoso e com grande ramificação, especialmente em regiões litorâneas até a beira-mar de Santa Catarina. Seu desenvolvimento é rápido em solos arenosos e ricos em matéria orgânica, por possuírem tanino nas folhas é indiferente às pragas e doenças. Ela é uma espécie dioica, isto é, possui plantas masculinas e femininas.
A clúsia é uma ótima opção no litoral, onde floresce com pétalas brancas, dando depois frutos que atraem pássaros como o apuim-de- cauda-amarela, o sanhaçu-do-coqueiro, o sanhaçu-de-encontro-amarelo e o saí-azul. É importante frisar que se dá muito bem com os ventos salinos, crescendo espontaneamente nas dunas das praias, onde forma grupos compactos e estendidos. É reproduzida facilmente pelas estacas lenhosas. Burle Marx a usou em seus projetos a partir da década de 1950.·
- Sinônimos estrangeiros: Autograph tree, balsam-apple, (em inglês); copey rosado, clusia, copey, mamey silvestre, (em espanhol); balsamapfel, rosafarbener, balsamapfel, (em alemão).
- Familia: Clusiaceae.
- Características: arvoreta perene.
- Porte: 4 a 6 metros de altura.
- Fenologia: Primavera e verão.
- Cor da flor: Branca.
- Cor da folhagem: Verde e coriácea.
- Origem: Brasil, endêmica na região litorânea dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
- Clima: Tropical/subtropical.
- Luminosidade: sol pleno, más aceita a meia-sombra.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.
Bom dia,
Tenho uma clúsia variegada que está com muitas folhas “sujas” como as da foto. Trata-se de praga? O que fazer?
Bom dia Claudia,
Se essa sujeira for de cor preta em forma de uma camada escura e gordurosa, similar à fuligem é causada por fungos que surgem nos excrementos de cochonilhas e pulgões.
Lave as folhas com uma calda de sabão de coco e posteriormente pulverize com óleo mineral a 1%.
Abraços
Obrigada! É isso mesmo que vejo nas folhas. Vou fazer a calda e aplicar o óleo.
Você merece, Claudia!
Abraços
Ola Sr Raul bom dia!
Moro em Porto Seguro BA.
Minhas clusias estao apodrecendo as folhas, não faço a minima ideia do que possa eata acontecendo. O Sr pode mim ajudar?
Gratidao.
Olá Fernando,
Talvez a drenagem não seja suficiente. Adicione ao solo, onde está plantada, areia média lavada (pode ser a de construção) e carvão bem picadinho. Regue menos e quando o fizer use extrato de casca barbatimão a 5% e pulverize todo o solo com Ecotrich, um fungicida formulado a base do fungo Trichoderma.
Abraços