Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Cola acuminata

noz-de-cola, noz-de-kola, cola amarga

Foto de Dick Culbert from Gibsons, B.C., Canada, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

Árvore com tronco cinzento e folhas coriáceas e brilhantes. Suas flores numerosas surgem em cachos apertados, são brancas, tem as pontas das pétalas vermelho-púrpura, com raios da mesma tonalidade, próximo ao centro delas. Os frutos são cápsulas secas, com 10 a 16 centímetros de comprimento, encerrando cada um de 6 a 12 sementes grandes de coloração rósea ou branca, que se abrem ao secar liberando essas nozes, nelas e que se encontram os princípios terapêuticos.

Foto de Sylvaline39, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Essas sementes tem uma ação estimulante, regularizadora da circulação e agem como um tônico revigorante e excitante do sistema nervoso e muscular. É igualmente antidiarreica e usada em casos de anemia, convalescência de doenças graves, tratamentos estomacais e enxaquecas e especialmente em desordens cardíacos. As sementes possuem teobromina e cafeína, consumidas pelas pessoas como substituto do café e do cacau.

A substância cola é usada na forma de xaropes, em bebidas e refrigerantes, é obtida do pó da noz desta árvore. Essas nozes são muito ricas em cafeína e é originalmente usada para conferir o sabor de cola em bebidas manufaturadas, como a Coca-Cola.

Foto de Barry Pousman, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

A cola é produzida nos países da África central, Sudeste Asiático e América do Sul, onde o clima quente e úmido facilita seu cultivo. A Nigéria é frequentemente citada como o maior produtor de noz-de-cola, devido à sua grande produção e exportação do produto.

Na África é empregada em cultos e práticas espirituais. As nozes de cola são consideradas sagradas, com um papel importante na liturgia de invocação, purificação e ligação com os antepassados, sendo oferecidas como símbolo de respeito e boa sorte. Os Ibos da Nigéria acreditam que a Cola acuminata foi trazida à Terra pela deusa da fertilidade, Ani. Eles a utilizam em cerimônias para pedir bênçãos para colheitas abundantes e famílias numerosas. O povo Fon do Benin associa a noz-de-cola aos seus ancestrais. Eles a consomem em rituais para se conectar com os espíritos dos seus antepassados e pedir orientação. Na República Democrática do Congo, a Cola acuminata é usada como moeda. As nozes são trocadas por bens e serviços, e seu valor pode variar de acordo com a qualidade e a raridade da noz.

Para sua propagação, é preciso colher os frutos maduros antes que eles se abram naturalmente. Depois da colheita, as sementes são extraídas e passam por um processo de fermentação de 5 dias para remover a camada externa branca. Em seguida são semeadas em local sombreado.

  • Sinônimos estrangeiroskola nut, monkey cola, (em inglês); nuez de cola, (em espanhol); noix de kola, kolatier acuminé, (em francês); kolanuss, bitterkolanuss, (em alemão); noce di cola, cola amara, (em italiano); kola nut, orogbo, obi (em Nigéria); woara, (em Gana); jauz al-kola, (em árabe); kělèguǒ, (em chinês); kōra no mi, (em japonês).
  • Família: Malvaceae.
  • Características: árvore ornamental perene.
  • Porte: 8 a 20 metros de altura.
  • Fenologia: de março a dezembro. Fruto de janeiro a novembro.
  • Cor da flor: branca com o centro púrpura.
  • Cor da folhagem: verde escura e brilhante.
  • Origem: África Ocidental: Nigéria, Costa do Marfim, Serra Leoa, Gana e Libéria.
  • Clima: tropical/subtropical.
  • Luminosidade: sol pleno.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comments

  1. Olá. Excelente artigo. Gostaria de planta uma srvora de Cola acuminata na minha chácara. Você possui mais informações de como fazê-lo? Vi que precisa ser um lugar que bata Sol mas também cita sombra. Fiquei em dúvida. Muito obrigado

    • Olá Rodrigo,

      A planta prefere solos bem drenados, ricos em matéria orgânica. O pH ideal do solo varia de ligeiramente ácido a neutro (5,5 a 7,0). Enriqueça o solo com compostos orgânicos para garantir uma boa drenagem. Pode misturar composto orgânico ou esterco bem curtido ao solo.

      Escolha um local que receba luz solar indireta inicialmente e mantenha o solo úmido, mas evite encharcamento. A irrigação deve ser regular, especialmente durante períodos secos. A planta necessita de alta umidade relativa para um bom desenvolvimento.

      Normalmente, leva entre 5 a 7 anos para começar a frutificar.

      Abraços

Secured By miniOrange