Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Convolvulus tricolor

glória-da-manhã-anã, corriola-tricolor, bela-da-manhã, chuchas

Foto de Guy Waterval, Apache License 2.0, via Wikimedia Commons

Uma forração interessante para dar destaque no jardim. Muito rústica, formando maciços e bordaduras expressivas, também pode ser cultivada em cestas suspensas e jardineiras. Ideal em varandas, sacadas e pátios, sendo tolerante a seca, portanto apropriada em jardins rochosos junto a cactos e suculentas, assim como em encostas e áreas com declividade. As flores em forma de funil, com 5 centímetros de diâmetro, se fecham à noite e duram um único dia, sendo muito atrativas para as borboletas, abelhas e beija-flores.

Foto de Adrian Corboși, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Muito cultivada desde o século XVIII, devido à sua floração encantadora, nos jardins do norte da Europa e da Inglaterra, alcançou popularidade no século XIX, quando outras variedades foram criadas com um hábito mais compacto e flores maiores com tonalidades variadas.

Nos jardins podem ser plantadas em solos pobres mas bem drenados. Habitualmente, no final do verão, a floração começa a decair, porém se for podada volta a desenvolver rapidamente, florescendo profusamente no outono até os primeiros frios.

Foto de Wiesenschreck, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Multiplica-se por sementes, postas para germinar no final do inverno ou no início da primavera, elas devem ser imersas em água por 24 horas para acelerar o tempo de desabrochar. As primeiras folhas surgem em uma a duas semanas.

  • Sinônimos estrangeiros:  campanilla, campanilla de colores, campanilla tricolor, corregüela tricolor, dondiego de dia, maravilla, periquillos, (em espanhol); dwarf morning glory, tricolour convolvulus, (em inglês); azuraque, zuraque, bons-dias, madrugadas, (em Portugal); liseron tricolore, belle-de-jour, (em francês); bella di giorno, campanella a tre colori, villuchio tricolore, (em italiano); dreifarbige winde, (em alemão); kahkaha çiçeği, gündüzsefası, tarla sarmaşığı, sabah sefası, (em turco); tribarvni slak, (em esloveno).
  • Família: Convolvulaceae.
  • Características: planta herbácea anual.
  • Porte: 20 a 35 centímetros de altura
  • Fenologia: primavera, verão e outono.
  • Cor da flor: azul claro ou escuro, violácea, rosa-claro com centro branco e amarelo, branca.
  • Cor da folhagem: verde médio.
  • Origem: Sul da Europa, Norte da África e Oriente Médio.
  • Clima: temperado/subtropical.
  • Luminosidade: pleno sol.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange