Cordyline fruticosa “Glauca”
dracena glauca
As folhas são o destaque desta planta, elas são largas, longas, em forma de espada e apresentam uma coloração verde-acinzentada ou azul-esverdeada, daí o nome “Glauca”, elas podem ter uma textura lisa ou ligeiramente ondulada, crescendo verticalmente e mostrando uma silhueta em forma de tufo denso a partir de um único caule. É aconselhável evitar a luz solar direta intensa, pois pode queimar as folhas. A planta prefere temperaturas amenas a quentes, não tolera temperaturas muito frias, abaixo de 13°C ou geadas, sendo o ideal que fique entre 16°C e 28°C. Deve-se manter o solo levemente úmido, regando sempre que a camada superficial do solo estiver seca, evitando encharcar o solo. É importante levar em conta que prefere um ambiente úmido. podendo aumentar a umidade ao redor da planta borrifando suas folhas regularmente ou colocando-a em um bandeja com água e seixos.
É frequentemente utilizada como planta de interior em vasos, mas também pode ser cultivada ao ar livre em climas adequados. Pode ser usada em paisagismo para adicionar cor e interesse visual em jardins tropicais ou como uma planta de destaque em canteiros e bordas. A Cordyline fruticosa “Glauca” é conhecida por sua capacidade de remover toxinas do ar, como formaldeído e benzeno.
A Cordyline fruticosa “Glauca” pode ser propagada por estacas de caule, cortando uma porção saudável do caule e plantando-a em um solo leve e úmido.
- Sinônimos estrangeiros: ribbon plant, ti plant, hawaiian dracaena, (em inglês); dracena glauca, caña de San Juan, (em espanhol); dracéna glauque, plante ruban, (em francês); graue drachenbaum, bandenblattpflanze, (em alemão); cordilinea a foglie glauche, pianta nastro, (em italiano); oranta karadora, ryuketsushu, (em japonês); huīyè lóngxuèshù, bānyè lóngxuèshù, (em chinês).
- Família: Asparagaceae.
- Características: planta perene.
- Porte: 1,00 a 1,50 metros de altura.
- Fenologia: verão. Raramente floresce em ambientes internos.
- Cor da flor: roxa com branca, perfumada.
- Cor da folhagem: verde azulada mate.
- Origem: Havaí, Nova Zelândia, Fiji, Samoa, Tonga, Ilhas Salomão e Vanuatu.
- Clima: tropical úmido/subtropical.
- Luminosidade: meia-sombra, sombra.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.