Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Cortadeira selloana

capim-dos-pampas, cana-dos-pampas, cortadeira, penacho-branco, pluma

Aprendi a usar este capim nativo com um paisagista suíço que me ensinou o manejo das espécies nativas. Lembro de uma dica preciosa que era a de fazer um canteiro circular, com 1,50 m de diâmetro e 0,60 m de altura, para suspender o capim-dos-pampas de modo a que suas folhas não se arrastassem pelo chão, comprometendo a silhueta da planta. Com ele estudei como harmonizá-lo com outras espécies, compreendendo que, por ter um perfil escultórico, não deveria nunca ser plantada perto de outras que comprometessem o cenário paisagístico. Um pano de fundo formado com arbustos de folhas grandes como o Tetrapanax papyrifera, grande espaços gramados – planos ou ondulados – e pedras de tamanhos grandes poderiam constituir um jardim de elegância genuína para ele.

Quando floresce suas espigas parecem dançar com o vento e podem ser aproveitadas em arranjos florais. Outro truque aprendido na minha juventude é a de usar laquê, desses vendidos para cabeleireiros, fixando as inflorescências dos penachos de modo a não “voarem” pelos ambientes internos da casa causando transtornos para a faxineira.

É perfeita para locais onde não há possibilidade de regas periódicas e de manutenções permanentes, já que não é contaminada por pragas nem doenças e adora ambientes áridos. A espécie, cujo nome foi dado em homenagem ao botânico alemão Friedrich Sellow (1789 – 1831) que participou de expedições pelo Brasil e o Uruguai, possui vários cultivares como o “Pumila”, menor e mais compacto e pode ser podada, revigorando-a, mas nunca ateando fogo, uma prática comum entre alguns os jardineiros, já que isto pode vitimar a fauna.

  • Sinônimos estrangeiros: pampas grass, jubata grass, purple pampass,(em inglês); yerba de las pampas, paja brava, plumero, plumerillo, cola de zorro, carrizo de la pampa, hierba pampera, paja penacho, paina, cortadera, ginerio, gimnerio, (em espanhol); penachos, erva-das-pampas, paina, capim-das-pampas, plumas, penacho-branco, plumeria (em Portugal); gineri, plomall de la pampa, plomes, (em catalã); herbe des pampas, (em francês).
  • Família: Poaceae
  • Características: capim.
  • Porte: 2,00 a 3,50 m.
  • Fenologia: verão / outono.
  • Cor da flor: branca ou rosada.
  • Cor da folhagem: folha verde-azulado ou prateadas, com bordas muito afiadas .
  • Origem: sul do Brasil, Argentina até o norte da Patagônia e Uruguai
  • Clima: Temperado / subtropical seco .
  • Luminosidade: sol pleno.

Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

2 Comments

  1. Bom dia
    Gostaria de comprar mudas de capim ornamental para o meu jardim.
    Pode me informar como fazer?