Corymbia ficifolia
Eucalipto-vermelho

Foto de Hughesdarren, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
Este eucalipto, cuja copa é globosa e densa, cresce bastante rápido em solos arenosos ou pedregosos e pouco férteis, propiciando boa sombra e uma florada espetacular que varia do vermelho ao alaranjado e raramente cor de rosa. Sua silhueta, com densa folhagem, é diferente das cerca de 730 espécies de Eucalyptus, reconhecidas botanicamente e muito utilizada no paisagismo, inclusive em áreas litorâneas onde desenvolve bem. As flores atraem pássaros nectarívoros, abelhas e outro insetos.

Foto de Bidgee, CC BY 3.0, via Wikimedia Commons
No paisagismo deve ser lembrado em pequenos jardins, grupos corta-ventos e áreas com poluição alta, já que é indiferente às impurezas ambientais.
O eucalipto-vermelho foi formalmente descrito em 1860 pelo botânico alemão Ferdinand von Mueller (1825 — 1896), que lhe deu o nome de Eucalyptus ficifolia e publicou a descrição em seu livro Fragmenta Phytographiae Australiae. Em 1995, Ken Hill e Lawrence Alexander Sidney Johnson mudaram o nome para Corymbia ficifolia; a denomonação Corymbia é do latim, corymbium , referindo-se aos grupos florais onde todas as flores se ramificam do caule em níveis diferentes, mas terminam no mesmo nível, e ficifolia significa com folhas semelhantes às do gênero Ficus. É reproduzido através de sementes, desse modo demora, aproximadamente, sete anos para florescer.

Foto de Forest & Kim Starr, CC BY 3.0 US, via Wikimedia Commons
- Sinônimos estrangeiros: red-flowering gum, scarlet-flowered gum, (em inglês); eucalipto de flores rojas, eucalipto rojo, goma d e mascar de flores rojas, (em espanhol); eucalipto à fleur rouges, gommiers à fleur rouges, (em francês); roter eukaliptus, (em alemão); gomma da fiore rossa, (em italiano).
- Família: Myrtaceae
- Características: árvore perene.
- Porte: 7 a 10 metros de altura.
- Fenologia: verão.
- Cor da flor: vermelha e as vezes alaranjada.
- Cor da folhagem: verde-escuro e brilhante.
- Origem: sudoeste da Austrália.
- Clima: subtropical/temperado, porém pouco tolerante às geadas.
- Luminosidade: sol pleno.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.
Boa tarde! Na região de Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brasil esta árvore desenvolverá bem? Tenho uma pequena casa, com um terreno para ajardinar com 1200m² e me encantei com essas lindas flores vermelha. Tenho dúvidas se adaptarão ao clima, com verões muito quentes e invernos excessivamente húmidos. Pode me ajudar?
Boa tarde Ângela,
Sim, ela desenvolve bem em regiões litorâneas, e a temperatura em Angra dos Reis, em junho, julho e agosto gira em torno dos 15º, o que favorece o crescimento, já que precisa de um pouco de frio.
Tente planta-la em um local onde receba ventos, talvez orientada para o sul.
Abraços
Olá, belíssima árvore. Será que desenvolve bem no Brasil? Estou no oeste do Paraná. As floraras aqui serão tão bonitas?
Obrigado
Olá Fernando,
Na região de Cascavel, Umuarama, Toledo, Francisco Beltrão e todas essas áreas do Oeste do Paraná a Corymbia ficifolia desenvolverá muito bem.
Pode plantar!
Abraços
Onde encontro mudas para vender desse eucalipto vermelho?
Rosa,
Você irá encontrar mudas da Corymbia ficifolia na Fazenda Citra, com Luis Bacher: (19) 99409-4072.
Abraços