Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Crocosmia x crocosmiiflora

tritônia, estrela-de-fogo, setembrina, crocosmia

Foto de Anne Burgess / Montbretia (Crocosmia x crocosmiiflora)

Ela forma densos tufos onde solta suas folhas lanceoladas, com uma tonalidade verde-opaca. A florada é abundante na primavera e no verão, fornecendo longas inflorescências que emergem da touceira folhar, atraindo borboletas e abelhas.

É uma planta rústica e se tornou subespontânea em todo o Brasil, talvez com exceção da região Norte, por esse motivo seu cultivo é muito fácil, não sendo atacada por pragas ou doenças, tampouco precisa de adubações especiais para desenvolver bem, eventualmente cinco quilos de esterco curtido de boi, por m², pode estimular um bom desenvolvimento em solos úmidos. Seu crescimento é um tanto descontrolado, podendo se expandir bastante.

Foto de KENPEI, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

A espécie é um híbrido da Crocosmia aurea e da Crocosmia pottsii , produzida em 1880, pelo criador de flores francês Victor Lemoine (1823 – 1911). Ele nos últimos quinze anos de sua vida proporcionou ótimas variedades de  delphiniuns, gladíolos, hortênsias, dálias, madressilvas e muitas outras.

O nome genérico deriva das palavras gregas: “krokos” que significa açafrão, e “osme”, que significa “cheirar”. A razão do nome é explicada quando as folhas secas desta planta são imersas em água quente, emitindo um forte odor semelhante ao do açafrão.

Foto de Photo by David J. Stang, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Pode ser multiplicada pelos bulbos da planta-mãe.

  • Sinônimos estrangeiros: montbretia, (em inglês); flor de avispa, chispa, patas de gallo, lirio de agua, (em espanhol); montbretien, (em alemão); crocosmie, montbrétie, étoiles filantes, fleur de Saint Valentin, (em francês); crocosmia, monbreza, (em italiano).
  • Família: Iridaceae.
  • Características: herbácea bulbosa perene.
  • Porte: 60 a 90 centímetros de altura.
  • Cor da flor: alaranjado-escuro.
  • Cor da folhagem: verde-fosca.
  • Origem: África do Sul.
  • Clima: subtropical/temperado. Suporta frio.
  • Luminosidade: sol pleno.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange