Cryptomeria japonica
criptoméria, cedro-japonês
A criproméria é a árvore nacional do Japão, muito popular em jardins e paisagismo em todo o mundo, por suas características estéticas distintas e facilidade de cultivo. Sendo comum a sua plantação em torno de templos e santuários shinto, religião nativa do Japão, derivada do animismo e práticas xamânicas, existindo muitos espécimes de grandes dimensões plantados há muitos séculos. Possui um tronco reto e robusto com casca marrom-avermelhada que pode descascar em tiras, as folhas são aciculares, semelhantes a agulhas, verdes e espiraladas ao redor dos galhos. Elas são mais longas nos galhos jovens e mais curtas nos mais velhos e produz cones masculinos e femininos. Os cones masculinos são pequenos e amarelos, enquanto os cones femininos são maiores e amadurecem para uma cor marrom-avermelhada.
No Japão são frequentemente plantadas ao longo de caminhos que levam a santuários xintoístas, conhecidos como torii. Elas servem como guia espiritual e visual para as pessoas que visitam esses locais sagrados. Em algumas lendas, a sugi é vista como um local onde os kami (espíritos da natureza,) podem residir ou descansar. Assim, árvores antigas são respeitadas e, em muitos casos, protegidas para evitar perturbar os espíritos.
É uma árvore popular em paisagismo por sua aparência graciosa e tolerância a várias condições de cultivo.
Pode ser propagada por meio de sementes ou estacas, embora as estacas sejam o método mais comum para garantir que as características da planta sejam mantidas.
- Sinônimos estrangeiros: japanese cedar, sugi pine, (em inglês); cedro japonés, cedro del Japón, (em espanhol); cèdre du Japon, (em francês); japanische sicheltanne, (em alemão); cedro del Giappone, (em italiano); sugi, (em japonês); shānmù, (em chinês).
- Família: Cupressaceae.
- Características: conífera perene.
- Porte: 15 a 25 metros em jardins e parques.
- Cor da folhagem: verde escuro.
- Origem: sul do Japão.
- Clima: temperado/subtropical, suporta temperaturas de -10 °C.
- Luminosidade: sol pleno.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.