Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Ctenanthe setosa

maranta-cinza, tenante

Foto de Raffi Kojian, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Com folhas prateadas, sulcadas por um desenho verde escuro, tem seu verso arroxeado e um comprimento de 30 a 35 centímetros. Há uma variedade, a “Grey Star” (estrela cinza) com as folhas mais prateadas. Suas flores de cor creme, com formato de espigas, não tem muito valor ornamental. Esta planta forma grupos densos em áreas levemente sombreadas e solos úmidos, compostos por um bom substrato enriquecido com 100 gramas de salitre do Chile, por m². Mas quando recebe luz solar intensa, especialmente perto de meio-dia, suas folhas desidratam e enrolam. Dispensa podas e não é afetada por pragas ou doenças, suportando o frio do inverno, entretanto a temperatura ideal, para um bom crescimento e expansão das touceiras, gira entre 16 ° e 26 °.

Foto de Photo by David J. Stang, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

No paisagismo deve ser considerada para combinar com palmeiras que desenvolvem bem em locais claros, sem a incidência direta dos raios solares ou arbustos tropicais, como guaimbês, por exemplo. Também é ideal para ser cultivada em vasos posicionados em pátios ou terraços ou em ambientes internos, onde suas folhas precisam de ser pulverizadas com água sem cloro ou flúor, diariamente, especialmente nos dias com temperaturas altas ou colocados em cima de uma bandeja com seixos para que a água possa se acumular sem encharcar as raízes, mantendo assim uma boa umidade.

Ctenanthe setosa “Grey Star” – Foto de Mokkie, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Seu nome Ctenanthe é derivado do grego ktenos que significa “pente” e anthera “porção terminal do estame das flores”. Setosa é proveniente do latim e significa “piloso”.

É reproduzida pela divisão das touceiras, em qualquer época, evitando os meses com temperaturas baixas e conservando as mudas com suas folhas e raízes.

  • Sinônimos estrangeiros: never-never plant, prayer plant, greystar, striped elephant ear, (em inglês);  papel de música, cetenante, pluma de indio, (em espanhol); plante paon, (em francês).
  • Família: Marantaceae.
  • Características: herbácea perene.
  • Porte: 70 a 80 centímetros de altura.
  • Fenologia: fim do verão, outono.
  • Cor da flor: creme.
  • Cor da folhagem: cinza-prata, com desenhos verde escuro e dorso arroxeado.
  • Origem: Brasil, nas matas úmidas.
  • Clima:  subtropical/tropical úmido.
  • Luminosidade: meia sombra.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange