Cuphea ignea
flor-de-santo-antônio, santantoninho, charuto mexicano, faísca vermelha, chispa, cigarro-aceso, cúfea

Foto de C T Johansson, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
A cúfea é uma herbácea compacta e florífera, muito apropriada para ser cultivada como forração em bordaduras. Ela tem folhas verde-escuras, duras e lanceoladas, de tamanho pequeno e as flores, com dois centímetros de comprimento, são de um formato afunilado, como o de uma trombeta, vermelhas com uma borda branca, finas com duas pequenas pétalas púrpura, lembrando um cigarro aceso, quando invertidas, se parecem com a imagem de Santo Antônio, rendendo-lhe o nome popular. Há também uma variedade com flores brancas. Seu néctar atrai beija-flores e borboletas.

Foto de Kurt Stüber [1], CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons
No paisagismo fica bonita quando usada em maciços, preferentemente a pleno sol, já que em áreas sombreadas floresce menos e estiola. Não é atacada por pragas e tampouco por doenças, sendo muito rústica, requerendo apenas um solo fértil, adubado no início da primavera com 500 gramas de esterco de galinha e 250 gramas de farinha de ossos por m². E recomendada uma poda no inverno, para que conserve uma silhueta compacta e floresça em abundancia.
O nome Cuphea deriva do grego kyphos que significa curvado ou corcunda, por causa da forma das sementes, já ignea, é do latim “ardente”.
É multiplicada por estacas na primavera, facilmente.
- Sinônimos estrangeiros: cigar plant, cigar flower, firecracker plant, mexican cigar, (em inglês); fosforitos, hierba del cigarro, hipanto coloreado, (em espanhol); zigarettenblümchen, (em alemão); herbe cigarette, (em francês); pianta sigaro, fiore sigaro, pianta dei petardi, (em italiano).
- Família: Lythraceae.
- Características: herbácea perene.
- Porte: 25 a 45 centímetros de altura.
- Fenologia: ano todo. Com menor intensidade no inverno.
- Cor da flor: vermelho-alaranjado.
- Cor da folhagem: verde-fosca.
- Origem: sul do México, América Central e Caribe.
- Clima: subtropical/temperado. Não suporta os frios intensos.
- Luminosidade: sol pleno.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.