Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Cupressus macrocarpa “Goldcrest”

tuia-holandesa, tuia-limão

Foto de Thomas.Z, Public domain, via Wikimedia Commons

Uma conífera muito adequada para pequenos espaços, já que seu porte é baixo, sendo, inclusive, facilmente mantido mediante podas, quando se presta para a formação de sebes, mas também pode ser cultivada em vasos, onde seu porte final é bem menor, não ultrapassando 1,50 metros. A planta é lembrada na época de Natal, sendo decorada com bolinha vermelhas, fitas e velas. A folhagem tem um agradável aroma de limão-siciliano, quando as folhas são esfregadas com as mãos e o crescimento é de mais ou menos de 40 a 50 centímetros ao ano.

Deve ser regada, tomando o cuidado de não molhar as folhas, já que isto pode causar doenças fúngicas. A tuia-holandesa pode ser cultivada nas regiões litorâneas, suportando bem os ventos salitrosos, sendo acertado seu cultivo no Sul e Sudeste do país, onde os invernos tem temperaturas baixas.

Foto de Karduelis, Public domain, via Wikimedia Commons

O nome Cupressus deriva do grego, Cyprus = Chipre e macrocarpa vem do latim que quer dizer fruto grande.

A multiplicação é feita no final do verão, por estacas, retiradas de ramos sadios, enterrando-as em solo rico e arenoso. Depois de três meses surgem as primeiras raízes.

  • Sinônimos estrangeirosmonterey cypress, (em inglês); cedro limón, ciprés limón, pino limón, (em espanhol); montereycipres, kamercypres, (em holandês); cyprès de lambert , (em francês); monterey-zypresse, (em alemão);  cipresso di monterey, (em italiano).
  • Família: Cupressaceae.
  • Características: conífera de silhueta colunar.
  • Porte: 4 metros de altura.
  • Cor da folhagem: verde limão.
  • Origem: é um cultivar do cipreste – Cupressus macrocarpa, desenvolvido por ingleses na década de 1940.
  • Clima: temperado/subtropical.
  • Luminosidade: sol pleno, não suporta pouca luz solar.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange