Curcuma alismatifolia
açafrão-da-conchinchina, tulipa-do-sião, tulipa-tailandesa, tulipa-de-verão

Foto de Yakuzakorat, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons
Uma planta herbácea da mesma família do Gengibre e da Curcuma longa, com folhas largas e flores grandes, com pétalas onduladas, que se assemelham a tulipas. Nos jardins luze formando maciços, assim como em vasos e também se presta para arranjos florais, já que duram semanas nos vasos com água.

Foto de Ahoerstemeier (talk) (Uploads), CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons
Seu rizoma é branco e lembra o aroma da manga, com sabor parecido, um pouco mais forte que o do gengibre, sendo muito usado nas culinária indiana, tailandesa e árabe. As raízes quando secas produzem um óleo essencial utilizado em perfumaria e na fabricação de sabão. A flor é exportada para diversos mercados ao redor do mundo.

Foto de Love Krittaya, Public domain, via Wikimedia Commons
Cresce melhor em áreas com sombra parcial ou luz filtrada. Ela necessita de solo bem drenado e rico em matéria orgânica. Durante o período de crescimento ativo, ela deve ser regada regularmente para manter a terra úmida, mas não encharcada. Durante os meses mais frios ou de dormência, a rega pode ser reduzida. Ademais, a fertilização ocasional pode promover um crescimento saudável e flores abundantes.
Pode ser propagada por divisão de rizomas. Eles devem ser separados durante o período de dormência e replantados em vasos ou diretamente no solo.
- Sinônimos estrangeiros: purple siam tulip,(em inglês); bunga kantan, (em malaio); bunga kembang kencur, (na Indonésia); hoa nghệ tây, (em vietnamita); tàiguó yùjīnxiāng, (em chinês); dok kra jiao, (em Tailândia).
- Família: Zingiberaceae.
- Características: herbácea rizomatosa perene.
- Porte: 40 a 60 centímetros de altura.
- Fenologia: verão.
- Cor da flor: rosa intenso.
Cor da folhagem: verde azulada. - Origem: Laos, Camboja, sul da China, sul do Vietnã, norte de Tailândia.
- Clima: tropical/subtropical úmido.
- Luminosidade: sol da manhã, meia sombra.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.