Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Cycas revoluta

cica, sagu, palmeira-sagu

Esta espécie, erroneamente confundida com as palmeiras, alimenta os modismos de tempos em tempos. Na segunda metade do século XIX começou a ser plantada, no Brasil, como peça central nos canteiros geométricos e suas folhas eram usadas nas coroas fúnebres e nas ornamentações das igrejas. Atualmente, dela, é extraído um amido, chamado de sagu, usado na alimentação, mas atenção é extremamente venenosa se ingerida sem processá-la , devendo tomar cuidado com animais domésticos que podem encontrar nela um sabor palatável; os sintomas clínicos aparecem depois de 12 horas, e podem incluir vômitos, diarreia, fraqueza, convulsões e cirrose hepática. Apesar disto é uma das peças mais comuns nos jardins.

A Cycas revoluta é uma planta dioica, isto é, cada indivíduo só tem órgãos masculinos ou femininos; as masculinas formam cones cilíndricos carregados de pólen e as femininas grupos de megásporos marrons, que produzem sementes vermelhas, semelhantes a nozes. Com 200 milhões de anos é chamada de fóssil vivo e sofreram poucas mudanças desde que surgiram no planeta. Curiosamente um Encephalartos altensteinii, cultivado dentro de uma estufa no Royal Botanic Garden, em Kew, Inglaterra e parente muito próximo dela é, seguramente, a planta cultivada desse modo mais antiga do mundo; está lá desde 1770 quando foi trazida de África do Sul.

Vários fatores malogram o desenvolvimento da cica, por exemplo:

  • Excesso de regas. As folhas não devem ser molhadas com água tratada, por causa do cloro.
  • Solo muito compacto que impede uma boa drenagem. É aconselhável adicionar areia para tornar a terra mais porosa.
  • Pontos brancos ou amarelados nas folhas, escamas ceráceas ou cotonosas , teias finas, são causados por Cochonilhas, ácaros ou fungos (Alternaria ou Cercospora). Este é um dos problemas mais frequentes, normalmente ocasionado por excesso de regas, combinada com sombra em demasia e drenagem deficiente; nesse casos o combate com óleo de neem, resolve os dois primeiros e os fungos são controlados polvilhando cinzas.
  • Muita sombra. A planta deve receber mais luminosidade natural.
  • Preferem clima seco. A umidade em excesso tem que ser evitada. Devendo ser regadas com mais frequência na época em que novas folhas aparecem.
  • Queimaduras nas folhas surgem quando foi cultivada em viveiro sombreado ou em ambientes internos e a colocamos, repentinamente, sob sol pleno, ou quando são aplicados, sob sol intenso, defensivos ou adubos foliar.
  • Folhas novas retorcidas e velhas com pontos brancos e pretos. A causa é o ataque de vírus (mosaico). Não existe cura, para isto, a não ser evitar vetores como pulgões, mosca-branca e trips.
  • Manchas amarelas e extremidades das folhas secas. Falta de potássio (o K do NPK). Cinzas de lenha, livres de sal e/ou gordura ou cloreto de potássio suprem a deficiência.
  • Folhas jovens e brotações novas amarelando, evidenciam uso de fertilizantes errados ou mal aplicados. É preferível o uso de fertilizantes de liberação controlada.
  • Brotações retorcidas, indicam falta de luz natural.
  • Escamas pulverulentas caindo do tronco, são causadas pelo ataque de cupins. A aplicação de inseticidas alternativos, como o Metarril M103 + boveril B102, da Itaforte, controlam o problema.

Sinônimos estrangeiros: king sago, sago cycad, japanese sago palm, (em inglês); cycas du Japon, (em francês); cycas, (em italiano); cica, palma de iglesia, falsa palmera, (em espanhol).
Família: Cycadaceae.
Características: arbusto semi-lenhoso, com tronco grosso, podendo ramificar várias vezes, produzindo assim múltiplas cabeças.
Porte: 1,50 a 2,50 metros de altura, excepcionalmente alcança até 7 metros aos 80 anos de vida.
Fenologia: primavera.
Cor da flor: marrom.
Cor da folhagem: verde escuro.
Origem: Província de Fujian, no sudeste da China e nas Ilhas Ryukyu, pertencentes ao Japão e localizadas ao sul desse país.
Clima: subtropical/temperado (suporta frio, mas não geadas).
Luminosidade: sol pleno, meia-sombra. Sempre em áreas ventiladas,onde a umidade ambiente é maior, nunca em ambientes internos.

Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

115 Comments

  1. Ola, no centro da minha Cyca este ano apareceu o que me parece ser uma flor, estou correcto? Depois da flor ou futuramente vão aparecer mais folhas como tem acontecido todos os anos ate aqui? Desde ja um obrigado poruma resposta.

    • Olá Gonçalo,

      A Cycas feminina (ela é uma planta dioica) solta no centro uma enorme inflorescência, com lâminas recortadas cobertas por um a penugem marrom, como a que a foto mostra. Depois a planta desenvolve normalmente.

      Abraços

  2. Gostaria de saber se as aranhas brancas que ficam na cycas são venenosas, pois sei que a cyca é!

    • Rosi,

      No nosso país há, apenas, três aranhas cujo veneno pode trazer danos às pessoas: Aranha Marrom, Armadeira e Viúva Negra. A branca não é venenosa.

      Abraços

  3. Bom dia!
    Minha cyca não brotou porque queimou com uma geada forte. Ela brotará novamente na próxima primavera?

    Obrigado!

    • Ah, sim Silvana, seguramente irá brotar com força.

      Abraços

  4. Ola ! Comprei umas cicas ,que estavam plantadas na terra, de 1,3 m de altura. Fiz o transplantio 2 dias depois q elas foram arracadas , e agora, apos 21 dias elas apresentaram essas manchas amarelas….o que esta acontecendo? …elas vao morrer? O que devo fazer ?

    • Olá Max,

      Não, seguramente sentiram o transplante, mas são plantas rústicas que sobrevivem em condições extremas.

      Não molhe as folhas.

      Abraços

  5. Fiz a mudança de lugar da minha cyca de 3 anos , mas notei que ela não brotou mais folhas novas , o que pode ser , as folhas velhas também tem um tom amarelado , bem como uma das fotos acima .

    • Ricardo,

      É provável que ela sofra uma deficiência nutricional, que pode ser resolvida com o uso de esterco curtido de curral. Tente a adubação com ele.

      Abraços

  6. O que podeser a causa da Cuca ter ficado desse jeito? Tem como modificar?https://photos.app.goo.gl/fRKy6kG5JhigySb29

    • Não Berenice,

      A foto mostra um exemplar com uma série de brotações laterais. Elas irão formar uma touceira interessante.

      Abraços

  7. Bom dia estou muito preocupado com minha fica fêmea . Ela deu um botão a mais de seis meses . Ao mesmo tempo teve uma infestação de cochinilhas e tive que cortar as folgas após usar óleo de neem . E até agora não brotou mais .
    Ela morreu ?
    Por favor me ajude !

  8. Minha ciça fêmea deu um botão muito grande , e faz mais de 6 meses e não brotou mais folgas o que devo fazer ?

    • Bom dia Adriana,

      Acho que não morreu. As Cycas são de crescimento muito lento, por isso que está demorando em soltar folhas.

      Regue moderadamente, uma vez por semana, e observe os ovários, que ficam protegidos no topo dela. Estando suculentos a muda está em plena atividade.

      Abraços

  9. Oi Raul, as folhas do meu sagu já estão nascendo amareladas, estou muito preocupada ! Poderia me ajudar, por favor ?

  10. As folhas novas do meu sagu já nascem amareladas, não sei o que fazer !

    • Oi Márcia,

      Manchas amarelas e extremidades das folhas secas, indicam falta de potássio (o K do NPK). Cinzas de lenha, livres de sal e/ou gordura ou cloreto de potássio suprem a deficiência.

      Outro fator pode ser o uso de fertilizantes errados ou mal aplicados. É preferível o uso de fertilizantes de liberação controlada.

      Abraços

  11. Tenho uma Cica Revoluta no meu jardim, ela tem uma castanha no tronco que brotou uma plantinha. Devo tirar a castanha com a plantinha do tronco dela e plantar em outro local do jardim ou não? não sei como proceder, você pode mim ajudar dando uma orientação.

    • Joselito,

      Sim, pode retirar esse filhote de Cycas e deixa-lo uma semana em local seco e fresco, para prevenir o apodrecimento dessa nova muda. Passado esse período, plante a muda em local definitivo.

      Abraços

  12. Segunda flor caindo

  13. Flor caída com “fungo”???

    • Segue foto

    • Imagem n tinha carregado

  14. .

  15. Seguem imagens

  16. Olá, minha cycas tem três ramificações, duas apresentaram folhas com pintas amareladas, inclusive uma o cilindro conico (flor) caiu, literalmente. E esta com uma espécie de po.
    Outro esta pêndulo e provavelmente ira cair também. O outro esta bem firme , bem maior e as folhas estão bem verdes.
    O que devo fazer?

    • Olá Leo,

      Evite molhar as folhas e faça uma adubação com esterco curtido de curral.
      Sua Cycas foi infestada por ácaros. Combata-os da seguinte maneira:
      Em 1 litro de água misture um copo de leite azedo e pulverize. Depois de 48 horas bata no liquidificador uma cebola com água, coe a mistura e use o líquido resultante para pulverizar. Espalhe essa polpa amassada no solo sob a copa da planta. As pulverizações devem ser feitas nos finais de tarde.

      Repita a operação mais uma vez, depois de uma semana, para garantir o resultado.

      Abraços

  17. Prezado Raul tenho uma cika no meu jardim que é minha paixão, porém esse ano tive uma surpresa desgradável, as folhas não abriram, fiz pela preimeir vez a aadubaçãp com NPK1010 e também tenho regado bastante. Veja a foto. Alguma coisa pode ser feita? Será que corro o risco de pertder a minha planta? Ela já está com mais de um metro de altura. Ficarei muito feliz se puder me ajudar.
    Desejo um feliz ano novo, saúde e sorte

    • Caro Afonso,

      Não vejo maiores problemas com sua cycas, apenas uma troca de folhas.

      Não adube a não ser com esterco de curral e pouco.

      Abraços

  18. Boa tarde, minha CIca esta como a da foto 15 e 16.
    Esta num local com ventilaçaõ boa, iluminação e muito espaço. Na verdade plantei ao pe da Cica, contornando seu caule, abacaxis roxos.
    O que devo fazer?

    • Bom dia Adriana,

      Não tem nada de errado com os abacaxis roxos, sua Cycas melhorará com uma adubação feita com 5 kg de esterco curtido de gado incorporado afofando o solo até uma profundidade de 10 centímetros. Regue em seguida sem encharcar e nunca molhe as folhas dela.

      Abraços

  19. Cyca resiste a transplantio?

    • Sim Elenice, desde que feito com os devidos cuidados.

      Abraços

  20. Bom dia,
    Gostaria de saber o que esta acontecendo com as folhas da cica e como combater!

    • Boa tarde Leonardo,

      Sua Cycas foi infestada por ácaros. Combata-os da seguinte maneira:
      Em 1 litro de água misture um copo de leite azedo e pulverize. Depois de 48 horas bata no liquidificador uma cebola com água, coe a mistura e use o líquido resultante para pulverizar. Espalhe essa polpa amassada no solo sob a copa da planta. As pulverizações devem ser feitas nos finais de tarde.

      Repita a operação mais uma vez, depois de uma semana, para garantir o resultado.

      Abraços

  21. Minha Cica só tem 4 folhas ainda é um bebê, quero saber como cuidar dela bem pra brotar novas folhas?

    • Nat,

      Adube-a com 1 kg de esterco curtido de gado, tomando cuidado para que seja incorporado ao solo removendo superficialmente a superfície sem encosta-lo no tronco da muda.

      Abraços

  22. Como é sua propagação?

    • Radomir,

      A propagação é feita principalmente pelo vento. Ocasionalmente um besouro ( Carpophilus chalybeus) a poliniza.

      Abraços

  23. Obrigada Raul.
    Eu achava que as que possuem o Cone fosse a Cica Circinalis, mas pelo que vocês explicou tbm é a Revoluta porém, masculina. Vivendo e aprendendo com o Raul. Grata.

    • Sou eu quem fica grato pleo comentário, Márcia.