Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Cycas revoluta

cica, sagu, palmeira-sagu

Esta espécie, erroneamente confundida com as palmeiras, alimenta os modismos de tempos em tempos. Na segunda metade do século XIX começou a ser plantada, no Brasil, como peça central nos canteiros geométricos e suas folhas eram usadas nas coroas fúnebres e nas ornamentações das igrejas. Atualmente, dela, é extraído um amido, chamado de sagu, usado na alimentação, mas atenção é extremamente venenosa se ingerida sem processá-la , devendo tomar cuidado com animais domésticos que podem encontrar nela um sabor palatável; os sintomas clínicos aparecem depois de 12 horas, e podem incluir vômitos, diarreia, fraqueza, convulsões e cirrose hepática. Apesar disto é uma das peças mais comuns nos jardins.

A Cycas revoluta é uma planta dioica, isto é, cada indivíduo só tem órgãos masculinos ou femininos; as masculinas formam cones cilíndricos carregados de pólen e as femininas grupos de megásporos marrons, que produzem sementes vermelhas, semelhantes a nozes. Com 200 milhões de anos é chamada de fóssil vivo e sofreram poucas mudanças desde que surgiram no planeta. Curiosamente um Encephalartos altensteinii, cultivado dentro de uma estufa no Royal Botanic Garden, em Kew, Inglaterra e parente muito próximo dela é, seguramente, a planta cultivada desse modo mais antiga do mundo; está lá desde 1770 quando foi trazida de África do Sul.

Vários fatores malogram o desenvolvimento da cica, por exemplo:

  • Excesso de regas. As folhas não devem ser molhadas com água tratada, por causa do cloro.
  • Solo muito compacto que impede uma boa drenagem. É aconselhável adicionar areia para tornar a terra mais porosa.
  • Pontos brancos ou amarelados nas folhas, escamas ceráceas ou cotonosas , teias finas, são causados por Cochonilhas, ácaros ou fungos (Alternaria ou Cercospora). Este é um dos problemas mais frequentes, normalmente ocasionado por excesso de regas, combinada com sombra em demasia e drenagem deficiente; nesse casos o combate com óleo de neem, resolve os dois primeiros e os fungos são controlados polvilhando cinzas.
  • Muita sombra. A planta deve receber mais luminosidade natural.
  • Preferem clima seco. A umidade em excesso tem que ser evitada. Devendo ser regadas com mais frequência na época em que novas folhas aparecem.
  • Queimaduras nas folhas surgem quando foi cultivada em viveiro sombreado ou em ambientes internos e a colocamos, repentinamente, sob sol pleno, ou quando são aplicados, sob sol intenso, defensivos ou adubos foliar.
  • Folhas novas retorcidas e velhas com pontos brancos e pretos. A causa é o ataque de vírus (mosaico). Não existe cura, para isto, a não ser evitar vetores como pulgões, mosca-branca e trips.
  • Manchas amarelas e extremidades das folhas secas. Falta de potássio (o K do NPK). Cinzas de lenha, livres de sal e/ou gordura ou cloreto de potássio suprem a deficiência.
  • Folhas jovens e brotações novas amarelando, evidenciam uso de fertilizantes errados ou mal aplicados. É preferível o uso de fertilizantes de liberação controlada.
  • Brotações retorcidas, indicam falta de luz natural.
  • Escamas pulverulentas caindo do tronco, são causadas pelo ataque de cupins. A aplicação de inseticidas alternativos, como o Metarril M103 + boveril B102, da Itaforte, controlam o problema.

Sinônimos estrangeiros: king sago, sago cycad, japanese sago palm, (em inglês); cycas du Japon, (em francês); cycas, (em italiano); cica, palma de iglesia, falsa palmera, (em espanhol).
Família: Cycadaceae.
Características: arbusto semi-lenhoso, com tronco grosso, podendo ramificar várias vezes, produzindo assim múltiplas cabeças.
Porte: 1,50 a 2,50 metros de altura, excepcionalmente alcança até 7 metros aos 80 anos de vida.
Fenologia: primavera.
Cor da flor: marrom.
Cor da folhagem: verde escuro.
Origem: Província de Fujian, no sudeste da China e nas Ilhas Ryukyu, pertencentes ao Japão e localizadas ao sul desse país.
Clima: subtropical/temperado (suporta frio, mas não geadas).
Luminosidade: sol pleno, meia-sombra. Sempre em áreas ventiladas,onde a umidade ambiente é maior, nunca em ambientes internos.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

436 Comments

  1. Boa tarde! Tenho uma palmeira fênix, e recentemente avistei no final da folha próximo de onde ficam os espinhos uns 3 casulos. Em um desses casulos enfiei um palito de churrasco e saiu um líquido amarelo, virei o casulo e vi que parecia uma barata. Fui verificar que a parte do meio do caule da minha fênix está ficando oco . Ela continua saindo folhas normalmente. Eu guardei o casulo ,verifiquei com o Google lens e mostrou ser barata do coqueiro. Por favor me ajude, o que devo fazer? Da pra salvar minha palmeira? Ela tem mais de 1 metro de caule.

    • Boa tarde Lucia Cristina,

      Aplique um inseticida sistêmico que é absorvido pela planta e circula por sua seiva combatendo essa praga. Um exemplo de princípio ativo eficaz contra pragas que atacam palmeiras é o Imidacloprido. Outro princípio ativo recomendado é o Tiametoxam. Para garantir que a planta absorva o produto, dissolva o inseticida sistêmico em água e regue a área ao redor da planta, permitindo que a raiz absorva o produto.

      Junto com ele use inseticidas à base de Fipronil ou Deltametrina, que podem ser aplicados na parte externa do tronco e da base da palmeira. Use um pulverizador para aplicar o inseticida diretamente nas áreas afetadas, cobrindo bem as folhas e a base do tronco.

      Remova folhas secas ou danificadas, pois esses locais podem atrair a praga.

      Abraços

  2. Hola,
    minha cica esta como na foto 39 mas sendo aqui muito quente meu sistema de irrigacao eh diario. Sera isso o que causou as folhas queimarem assim?

    • Olá Fernanda,

      A causa pode ser uma infestação de cochonilhas. Essas pequenas pragas sugadoras se alimentam da seiva da planta, causando danos às folhas e levando ao amarelecimento, enfraquecimento e até queimaduras. Inspecione regularmente as folhas e caule da planta em busca de cochonilhas, que podem se assemelhar a pequenos pontos algodoados.

      Uma mistura de água com detergente neutro ou óleo de neem pode ser eficaz para combate-las. Faça pulverizações semanais.

      Abraços

  3. Boa tarde!
    Eu ontem vi diversas formigas na terra do vaso onde está plantado meu sagu que já tem mais de 10 anos. Percebi que havia um buraco no tronco rente a terra de onde as formigas estavam saindo e tinha uns pontos brancos, que acredito serem cochonilhas. Eu utilizei água e detergente dentro do buraco para acabar com as cochonilhas e as formigas e apliquei canela em pó ao redor do buraco no tronco. Minha dúvida é se eu preciso fazer mais alguma coisa ou posso apenas tampar o buraco com terra?
    Pode ser cochonilha de raiz? Se for a de raiz o que eu poderia usar para acabar com elas? Existe algum remédio específico que podem ser aplicado na terra?

    • Boa tarde Higor,

      Se for a cochonilha de raiz a calda de sabão é ideal para combate-la
      Dissolva 500 g de sabão de coco em um litro de água quente;
      depois de frio misture a calda em 5 litros de água;
      pincele o buraco com a calda durante, pelo menos, 15
      dias.

      O óleo de neem é um produto natural que pode ser também eficaz contra a cochonilha de raiz. Ele age sufocando os insetos e pode ser aplicado diretamente nesse buraco.

      Abraços

      • Obrigado pela informação, irei colocar em prática! Abraços!

        • Você merece, Higor!

          Abraços

  4. Oi Raul, obrigado pelas informações. Acredito que não seja a rega, porque não costumo regar. Essa planta está localizada num gramado de 20 m2, e quando rego é apenas o gramado no final da tarde em dias de sol muito quente, de forma que a cyca acaba recebendo umas dose de água a mais por tabela,mas isso não acontece com frequência.
    Sobre o uso das cinzas, essa quantidade toda deve ser usada integralmente ao redor da planta ou devo distribuir nessa área de 20 m2 onde ela está plantada? Posso substituir as cinzas por carvão?

    • Oi Alisson,

      De qualquer maneira aplique essa calda de santa maria, por causa dos tripes.

      As cinzas de lenha são para coloca-las ao redor da planta e o carvão não é um bom substituto.

      Abraços

  5. Olá, possuo uma em meu jardim com o mesmo aspecto da imagem 5: http://www.jardimcor.com/wp-content/uploads/2013/06/DSC04468-490×368.jpg

    As folhas ficam com as extremidades ressecadas logo no início da brotação. Isso vem ocorrendo há pelo menos dois anos.Já tentei o npk 10 10 10 e não pareceu alterar nada. O que devo fazer?

    • Olá Alisson,

      O excesso de água, nas regas, também pode causar o ressecamento das folhas novas. Isso ocorre porque o excesso de água pode levar ao apodrecimento das raízes, o que impede que a planta absorva os nutrientes e a água necessários, isto causa podridão radicular, uma doença fúngica que causa esse apodrecimento, o que pode levar ao ressecamento das folhas, assim como o tripes, insetos que se alimentam da seiva das folhas, causando manchas amareladas e secas.

      Faça uma calda de Santa-Maria
      Macere 200 gramas de erva-de-santa-maria num litro de água durante 2 horas; depois de espremer o sumo do bagaço, dilua em 5 litros de água. Pulverize três vezes, semanalmente. Também adicione ao solo, onde está plantada, o equivalente a 5 kg de cinzas de lenha, livres de sal e/ou gordura.

      Espero que melhore!

      Abraços

  6. A minha está nascendo novas folhas, inicialmente enquanto novas saem verdinhas, logo depois ao irem desenvolvendo já ficam secas e amarelas. Não sei o que fazer, pode me ajudar.

    Igual a parte seca das imagens abaixo:
    http://www.jardimcor.com/wp-content/uploads/2013/06/DSC04468-490×368.jpg
    http://www.jardimcor.com/wp-content/uploads/2013/06/img_20171003_083030325-366×650.jpg

    • Eduardo,

      As folhas da Cycas revoluta têm um ciclo de vida de cerca de dois anos. Após esse período, elas começam a secar naturalmente. Mas o excesso de água, nas regas, também pode causar o ressecamento das folhas novas. Isso ocorre porque o excesso de água pode levar ao apodrecimento das raízes, o que impede que a planta absorva os nutrientes e a água necessários, isto causa podridão radicular, uma doença fúngica que causa esse apodrecimento, o que pode levar ao ressecamento das folhas, assim como o tripes, insetos que se alimentam da seiva das folhas, causando manchas amareladas e secas.

      Faça uma calda de fumo
      Pique 50 g de fumo de corda e coloque num vidro com 1 litro de
      água durante 12 horas (se deixar mais tempo, fermenta), coe e
      dilua em 5 litros de água. Pulverizar a planta com essa calda três vezes, semanalmente e adicione ao solo onde ela está plantada, o equivalente a 20 litros de cinzas de lenha, livres de sal e/ou gordura, podem ser de lareira, padaria ou pizzaria.

      Abraços

  7. Raual, a minha cica está nascendo novas folhas, inicialmente enquanto novas saem verdinhas, logo depois ao irem desenvolvendo já ficam secas e amarelas. Não sei o que fazer, pode me ajudar.

    Igual a parte seca das imagens abaixo:
    http://www.jardimcor.com/wp-content/uploads/2013/06/DSC04468-490×368.jpg
    http://www.jardimcor.com/wp-content/uploads/2013/06/img_20171003_083030325-366×650.jpg

  8. Boa tarde…nossas duas cicas estão tomadas por um inseto/praga que desconhecemos, parece uma bolinha semelhante a uma joaninha de coloração marrom, elas estão espalhadas pelas tiras da folhagem e existem várias. Como podemos eliminar essas pragas ?

    • Boa noite Ana Paula,

      Seguramente se trata de um ataque de cochonilha de carapaça. Uma vez estabelecidas, tornam-se imóveis, fixando-se na superfície das folhas, formando colônias e sugando a seiva; combata-as com óleo de linhaça
      Pulverize ou pincele as folhas, três vezes, semanalmente, com óleo mineral ou vegetal ou de peixe.

      Abraços

  9. Todas minha cólica conforme decidido qual é o problema

    • Mario,

      Não entendi sua questão, por favor, poderia se explicar melhor?

      Abraços

  10. Boa noite, sabe me dizer se o cheiro da cyca é específico de macho ou fêmea? Tenho uma que não tem o cheiro já uma na vizinhança tem?

    • Bom dia Léo,

      O cone da cycas macho exala um perfume doce, a feminina não tem cheiro.

      Abraços

  11. As sementes da fica acima de anos ainda germinam

    • Jânio,

      A Cycas é multiplicada por sementes, mas principalmente pelas brotações que surgem no seu tronco e na base.

      Por semeadura é bastante difícil, porque a germinação e crescimento são muito demorados, podendo levar vários anos para germinar.

  12. Uma dúvida sobre aquele cheiro marcante da Ciça, é mais no feminino masculino ou feminino? Quero adquirir uma q me remete a infância em Santos mas não sei qual tem o cheiro mais marcante ou se é igual.

    • Patrícia,

      Tanto as masculinas como as femininas exalam essa fragrância
      adocicada, que é tão característica em Santos.

      Abraços

  13. Boa noite
    A minha cica está igual a foto 11,posso plantar as frutinhas será que nasce?

    • Boa noite Midiã,

      Vale a pena tentar!

      Abraços

  14. Tem umas bolinhas marrons embaixo das folhas. É normal, é semente ou é praga? E o miolo está bem “aveludado”, soltando uns pêlos. Normal?

    • Mariana,

      Essas bolinhas marrons indicam a presença de cochonilha de carapaça. Para acabar com essa praga use:

      óleo mineral + detergente neutro

      Para seu preparo é necessário acrescentar, em um litro de água, 1% de óleo mineral (10 ml) e 1% de detergente neutro (10 ml). Depois agite bem para realizar as pulverizações foliares para o controle das cochonilhas. Repita isto mais duas vezes, semanalmente.

      Esses pelos são as novas brotações.

      Abraços

  15. Posso podar as raízes da cyca ? Há excesso. Estavam em um vaso pequeno. Ficou tipo emaranhado.

    • Alex,

      Pode soltá-las, eliminando as mal formadas. Mas evite cortar as mais grossas.

      Abraços

  16. Esses tipo de planta da um
    Aroma delicioso sentido a distância?
    Só da o aroma no verão?
    A minha veio dar aroma só no ano
    Passado com maus ou menos 10 anos , foi quando no meio das filólogas surgiu algo parecido com um abacaxi

    • Lilian,

      Sim, esse aroma é dos frutos. Esse “algo” parecido com o abacaxi é o fruto masculino. As estruturas masculinas produzem esses cones no centro, similares aos abacaxis, enquanto a estrutura feminina forma um conjunto de ovários.

      Abraços

  17. Posso arrancar o flor da cicra fêmea

    • Luzia,

      Você pode remover a flor da planta, para impulsionar o crescimento.

      Abraços

Secured By miniOrange