Cyperus alternifolius
papiro-guarda-chuva, sombrinha-chinesa, junça-guarda-chuva
Prefere solos úmidos, podendo crescer bem em solos inundados ou em margens de lagos, espelhos d’água e rios, esse solo deve ser mantido constantemente úmido ou até mesmo submerso. Seus tufos, com caules rígidos e eretos, de folhas longas e finas, se abrem em forma de guarda-chuva no topo do caule.
Amplamente utilizada como planta ornamental em jardins aquáticos, bordas de lagos e tanques e também como planta de interior em vasos com água. Em ambientes naturais, pode ajudar na estabilização das margens de corpos d’água e na filtragem de poluentes. O Cyperus alternifolius pode ser usado em jardins de Feng Shui para representar crescimento, expansão e energia positiva.
Pode ser propagada por sementes ou divisão dos rizomas. A divisão é o método mais comum e fácil.
- Sinônimos estrangeiros: umbrella plant, star grass, egyptian papyrus, (em inglês); paragüita, cipero, estrella de agua, (em espanhol); cyperus à feuilles alternes, souchet à feuilles alternes, (em francês); zyperngras, sterngras, (em alemão); papyrus cipero, cipero ombrella, (em italiano);
- Família: Cyperaceae;
- Características: herbácea entouceirada;
- Porte: de 1,00 a 1,50 metros de altura;
- Fenologia: verão e outono;
- Cor da flor: marrom;
- Cor da folhagem: verde claro;
- Origem: África Equatorial, Madagascar e península arábiga;
- Clima: tropical/subtropical, é sensível à geadas;
- Luminosidade: luz solar indireta.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.