Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Dendrocalamus giganteus

bambu-gigante, bambu-balde

Foto de Photo by David J. Stang, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

O bambu-gigante, que é da mesma família que o arroz, o trigo e o milho, tem seu habitat natural nas florestas e margens dos rios, do nível do mar a 2.000 metros de altitude. Possui colmos amarronzados e aveludados, sendo apropriado para fechamento de grandes espaços, barreiras acústicas, assim como para a contenção de ventos e poeira, podendo ser utilizado na proteção do solo contra a erosão, ele é uma dos maiores bambus do mundo. Seu crescimento é rápido, em condições propícias, pode crescer até 35 centímetros por dia e o diâmetro desses colmos varia de 12 a 20 centímetros e a espessura pode alcançar 3 centímetros. As folhas são compridas e predominantemente verdes.

Foto de Daderot, CC0, via Wikimedia Commons

É um dos doze bambus de alto rendimento que vale a pena cultivar em grande escala, já que é apropriado na construção, na produção de papel e os brotos jovens são comestíveis. Os colmos são usados para andaimes, mastros de barcos, moradias rurais, canos de água, vasos, baldes, esteiras, tábuas, móveis e potes de água.

Em 1817 Paul Germain, um agrônomo francês, trouxe a Pernambuco, para serem cultivadas no Jardim Botânico de Olinda, este bambu-gigante.

É propagado pela divisão de touceiras e por sementes.

  • Sinônimos estrangeiros: giant bamboo, dragon bamboo, bhalu bans, dhungre bans, (em inglês); bambú gigante, bambú dragón, (em espanhol); bambou géant, bambou dragon, (em francês); bambu sembilang, (na Indonésia); worra, (na Índia); buloh betong, (na Malásia); wabo, (em Mianmar); phai-po, phai-pok, (na Tailândia); mạnh tông to, (em Vietnã).
  • Família: Poaceae.
  • Características: bambu perene.
  • Porte: mais de 35 metros de altura, o equivalente a um prédio de mais de doze andares.
  • Fenologia: floresce a cada 30 ou 40 anos.
  • Cor da flor: esverdeada.
  • Cor da folhagem: verde amarelado.
  • Origem: Sri Lanka, Índia, Mianmar, Tailândia, Bangladesh, Laos e sudeste da China.
  • Clima: subtropical, tropical, suporta temperaturas de até –2°C.
  • Luminosidade: meia-sombra, sol pleno.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 Comments

  1. Boa noite, estou a muito tempo a procura deste bambu para plantar num córrego próximo de casa. Qual o valor da muda? Se puder me responder serei grata.

  2. Onde conseguir sementes? Já comprei na internet e mandaram semente de aveia…

  3. Como consigo mudas ou sementes?

  4. Bom dia professor Raul saúde paz,gostei muito do bambu gigante altamente útil para construções,onde eu consigo esta espécie,vc diz no relatório que no jardim botânico de Olinda existem exemplares gostaria de ter sementes ou touceiras

Secured By miniOrange