Dombeya natalensis
astrapéia-branca, astrapéia-branca-bola-de-neve, flor-de-abelha, dombéia-branca
Um arbusto de folhas aveludadas, que brinda uma florada espetacular, com pétalas brancas e perfumadas reunidas em umbelas, sendo grande produtora de néctar e portanto atrativa para as abelhas, considerada como uma das melhores plantas pelos apicultores.
A abertura gradual das flores possibilita uma floração que dura dois ou três meses, sendo que cada cacho tem mais de trinta flores brancas, permanecendo abertas por, aproximadamente duas semanas. A arbusto começa a florescer na parte mais baixa dos ramos e à medida que o ramo vai desenvolvendo, cachos novos de flores vão surgindo enquanto que os mais velhos permanecem abertos, garantindo um espetáculo fantástico.
O nome genérico homenageia Joseph Dombey (1742–1794), um naturalista e botânico francês, que participou da Expedição Botânica ao Vice-Reino do Peru (1777-1788), abandonando-o por desentendimentos com seu diretor Hipólito Ruiz e envolveu cientistas e os governos da França, Espanha e Inglaterra por mais de dois anos.
Multiplica-se facilmente por sementes e estacas, tendo um crescimento bastante rápido.
- Sinônimos estrangeiros: cape wedding flower, forest wild pear, forest dombeya, (em inglês); arbre au caramel, (em francês); arbolillo de las hortênsias blanco, dombeya de hoja de tilo, canastillo blanco, (em espanhol).
- Família: Malvaceae.
- Características: arbusto lenhoso com ramos desde a base.
- Porte: 2,50 a 4,00 metros de altura e largura de 3,00 a 5,00 metros.
- Fenologia: junho, julho e agosto, com maior intensidade no mês de julho.
- Cor da flor: branca e perfumada.
- Cor da folhagem: verde claro..
- Origem: leste da África do Sul.
- Clima: subtropical/tropical.
- Luminosidade: Sol pleno.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.
Boa noite, tem muda dela pra venda ou estaca? Desde já agradeço pela atenção.
Manoel,
Não vendemos mudas, mas poderá comprar no Viveiro de Mudas de Plantas Ciprest: Telefone: (19) 3451-5824 – https://www.ciprest.com.br/ ou na Fazenda Citra: Telefone: (19) 3451-1221 – https://fazendacitra.com.br/
Abraços