Dovyalis abyssinica X Dovyalis hebecarpa
fruta-do-campari, abricó-da-flórida, groselha-híbrida
Eventualmente é cultivada nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, para a produção dos frutos indicados no consumo de geleias, sucos, caldas e sorvetes. É um híbrido bastante adaptado às regiões com clima frio, que ocorreu acidentalmente na Flórida em 1951, resultado de um cruzamento entre Dovyalis abyssinica e Dovyalis hebecarpa. Esta arvoreta espinhenta foi introduzida há pouco no Brasil, é cultivada geralmente por colecionadores de frutas. Seus frutos são globosos, com uma casca fina de cor alaranjada, possuindo uma polpa ácida e suculenta que fazem parte dos ingredientes do Campari, um bitter servido como aperitivo, fabricado em Milão, Itália.
Propagada a partir das sementes e também por alporquia.
- Sinônimos estrangeiros: Ceylon gooseberry, ketembilla, kitambilla, (em inglês); grosella espinosa de Ceilán, (em espanhol); pommier kei, pommier kau, (em francês); mela kei, (em italia no).
- Família: Salicaceae.
- Características: arvoreta caducifólia.
- Porte: 3 a 6 metros de altura.
- Fenologia: ano todo, especialmente na primavera.
- Cor da flor: esbranquiçada.
- Cor do fruto: alaranjado.
- Cor da folhagem: verde-escura.
- Origem: Flórida, nos Estados Unidos .
- Clima: subtropical.
- Luminosidade: sol pleno.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.