Durio zibethinus
durião
Com folhas perenes, oblongas a elípticas, com aproximadamente 10 a 15 centímetros de comprimento, a árvore desabrocha flores grandes, com pétalas brancas ou amarelas, que geralmente florescem à noite. Os frutos são grandes, pesando entre 3 e 10 kg e a casca com espinhos cônicos e fortes é dura, geralmente de cor verde ou marrom. A polpa cremosa tem uma cor que pode variar de branco a amarelo e até vermelho, dependendo da variedade. o sabor e aroma é doce e complexo, mas seu odor é muito forte e penetrante, muitas vezes descrito como uma combinação de cebola podre, terebintina e esgoto, alguns o consideram repugnante, enquanto outros o apreciam como uma iguaria deliciosa; devido a esse forte cheiro é proibido em muitos hotéis e transportes públicos em alguns países do Sudeste Asiático. A polpa do durião é consumida fresca e também usada em sobremesas, sorvetes, bolos e pudins. As sementes também são consumidas assadas e em pratos salgados, como curry.
A árvore prefere climas tropicais quentes e úmidos, com temperaturas entre 24°C a 30°C. requerendo uma quantidade significativa de água, especialmente durante a frutificação.
Principalmente polinizado por morcegos frugívoros que se alimentam do néctar das flores à noite.
Devido ao seu tamanho e à sua densa folhagem, pode ser utilizado para fornecer sombra em jardins e parques, podendo servir como um ponto focal em um projeto de paisagismo.
Pode ser propagado por sementes ou enxertia, sendo que a enxertia é preferida para manter a qualidade das variedades.
- Sinônimos estrangeiros: durian, civet durian, stinkfruit, (em inglês); durian zibethinus, fruit du chat, fruit du roi, (em francês); durián, cibete durián, fruta apestosa, (em espanhol); durian, stinkfrucht, zibetbaumfrucht, (em alemão); raja buah, buah bau, (na Malásia); dorian jibechinasu, nekononioinom, kajitsu no ōsama, (em japonês); liúlián, chòuguǒ, shānlúlián, guǒzhōng zhī wáng, (em chinês); durian zibethinus, raja buah, buah bau, (na Indonésia); sầu riêng, trái cây thối, (em Vietnã).
- Família: Malvaceae.
- Características: árvore perenifólia.
- Porte: 12 a 28 metros de altura.
- Fenologia: novembro a janeiro e a frutificação pode ocorrer entre julho e setembro.
- Cor da flor: branca e as vezes amarela.
- Cor do fruto: tons que variam do verde claro ao verde escuro, quase marrom.
- Cor da folhagem: verde-acastanhado a verde-oliva.
- Origem: Malásia, Indonésia, Tailândia e Vietnã.
- Clima: tropical úmido, não suporta baixas temperaturas.
- Luminosidade: prefere sombra parcial, com cerca de 3 a 4 horas de luz solar direta por dia.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.