Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Echeveria

echevéria, rosa-de-pedra, bola-de-neve-mexicana

As echeverias são suculentas com mais de 170 espécies e muito mais cultivares e híbridos, dentro do gênero que leva esse nome em homenagem a Atanasio Echeverría y Godoy, um botânico e naturalista mexicano do século XVIII. Ele acompanhou Martin de Sessé e Lacasta (1751-1808) e Mariano Mociño Suárez de Figueroa (1763-1819) em sua expedição pelo México, com o objetivo de compilar um grande inventário de fauna e flora do país. Por causa da instabilidade política no México causada pelas Guerras Napoleônicas, o projeto não foi concluído. Um grande número de seus desenhos é preservado no Instituto Hunt. Entretanto esta planta que leva seu nome tem as folhas carnudas, geralmente largas com superfícies cerosas, aveludadas ou pulverulentas. As Echeverias são populares entre os colecionadores de plantas suculentas por suas rosetas compactas e simétricas e pela proeminente inflorescência, que geralmente se eleva acima das folhas que possuem tonalidades diversas.

Estas pequenas suculentas produzem filhotes junto a roseta mãe. São fáceis de separar e crescer, basta puxar a pequena roseta e replantar em uma mistura com partes iguais de areia e um bom substrato. Você também pode iniciar novas plantas a partir de cortes de folhas. Simplesmente coloque a folha na superfície do solo. Ele vai enraizar dentro de algumas semanas e logo uma pequena roseta vai crescer ao lado da folha enraizada.

São plantas próprias para serem cultivadas em pequenos arranjos e também para rock gardens e outros jardins que requeiram pouco consumo de água, como telhados verdes, por exemplo.

  • Sinônimos estrangeiros: mexican snow ball, mexican gem, hen and chicks (em inglês); echeveria, rosa de alabastro, (em espanhol).
  • Família: Crassulaceae.
  • Características: herbácea perene para forrações.
  • Porte: 0,05 a 0,30 cm.
  • Fenologia: Primavera, verão.
  • Cor da flor: Rosa com as pontas amarelas ou totalmente amarelas.
  • Cor da folhagem: matizes diversos.
  • Origem: México, sul dos Estados Unidos.
  • Clima: temperado/subtropical/ tropical.
  • Luminosidade: sol pleno, meia sombra.

Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.