Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Erythrina indica picta

brasileirinho, eritrina-bicolor, eritrina verde-amarela, eritrina variegada

Apesar de ser uma árvore estrangeira, ganhou o apelido de brasileirinha por causa da coloração das folhas, semelhante a bandeira de nosso país.

Bastante utilizada pelos paisagistas e adorada pelos beija-flores e pelas cambacicas, suporta bem solos improdutivos, onde se deve fazer adubação com um pouco de matéria orgânica; as eritrinas são fixadoras de nitrogênio, portanto são úteis na recuperação de terrenos degradados ou encharcados.

Seu aspecto é muito expressivo, muito notável, por tanto não deve ser acompanhada, paisagisticamente falando, por espécies de realce e sim por plantas que atuem como coadjuvantes.

  • Sinônimos estrangeiros: sunshine tree, coral tree, samoan sunshine tree, indian coral (em inglês); paaribhadra (em sânscrito); mandar, pangara (em hindi).
  • Família: Fabaceae.
  • Características: árvore de médio porte com folhagem muito ornamental.
  • Porte: 8 a 12 m de altura.
  • Fenologia: final do inverno (em regiões de clima frio, com a árvore livre, ainda de folhas).
  • Cor da flor: vermelha.
  • Cor da folhagem: verde e amarela.
  • Origem: Austrália, costa Oriental da Índia, Malásia e Filipinas.
  • Clima: tropical / subtropical (não aprecia o frio).
  • Luminosidade: sol pleno.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

26 Comments

  1. quero saber como acaba com fungo, minha arvore tem 4 metros de altura e esta uma praga só, é um tipo de fungo branco e como a arvore é grande nem tem como ficar passando produto e ela esta com um aparência horrível, não sei mais o que fazer

    • 2

    • 3

  2. quero saber como acaba com fungo, minha arvore tem 4 metros de altura e esta uma praga só, é u tipo de fungo branco e como a arvore é grande nem tem como ficar passando produto e ela esta com um aparência horrível, não sei mais o que fazer .

    • Rafael,

      Parece ser oídio, que com temperaturas suaves e umidade alta,
      aparece em ambas as faces da folha e do tronco, revestindo-a com uma poeira cinzenta.

      Pulverize três vezes, semanalmente, com enxofre, calda bordalesa, ou creolina a 1%. Pulverizar semanalmente com uma solução feita com 10% de leite azedo e 90% de água pura, também pode dar resultados.

      Abraços

      • valeu

        • Ótimo Rafael!

  3. Bom dia Sr. Raul!! Há alguns dias fiz uma postagem sobre um brasileirinho que estava com alguma deficiência ou sofrendo algum ataque. Para tanto, gostaria de compartilhar alguma outras imagens para tentar identificar o que poderia estar ocorrendo com a planta, pois acredito que se fosse um ataque de pulgões, as formigas teriam dado conta disso, uma vez que muitas delas estão presentes na árvore. Agradeço muito pela atenção. Abraços!!

    • Boa tarde Gustavo,

      As folhas de sua Erythrina estão sendo atacadas pela antracnose, pulverizações com Fulland, um fertilizante mineral composto por fósforo, enxofre e cobre, controlam bem esse fungo.

      Abraços

  4. Bom dia!! Possuo uma Erythrina que apresenta em seus ramos novos uma espécie de pó amarronzado (semelhante à poeira) e acredito que isso esteja causando o murchamento e a necrose desses mesmos ramos ocasionando algumas perdas de folhas também. Seria isso algum tipo de fungo?

  5. Bom dia!! Tenho uma Erythrina e percebi que alguns ramos, os mais novos estão cheios de um pó meio amarronzado (como se fosse poeira) e estes mesmos ramos acabam murchando, necrosando e há perda de uma boa parte das folhas, seria isso algum tipo de fungo, como poderia exterminá-lo?
    Agradeço!!

    • Bom dia Gustavo,

      Pela imagem que você nos envia mais me parecem pulgões os que afetam sua Erythrina. Para combate-los faça o seguinte:

      Corte em pedaços 500 g de sabão, dissolva em 1 litro de água
      quente, adicione 40 ml de óleo mineral aos poucos. Dissolva o
      preparado em água morna e, na hora de pulverizar, utilize 100g
      da pasta para cada 5 litros de água fria.

      Pronto! Isto resolvera essa infestação.

      Abraços

  6. TENHO UM PE DE bRASILEIRINHO DE 20 ANOS.dE DOIS ANOS PRA CA ELE COMEÇOU A PERDAER AS FOLHas e as que nescem ,ja nascem meio murchas.parou de florar e ate uns lagartos que moravam nele foram embora.Que faço para salva-lo?

    • Olá Ana Christina,

      É provável que sua árvore esteja hospedando brocas. Pulverizações com extrato pirolenhoso afastam esses besouros.
      Também são eficientes as armadilhas adesivas da Promip, na cor amarela.

      Abraços

  7. boa tarde, gostaria de saber a melhor forma de plantar o brasileirinho, se usa adubos no plantio, qual a distancia de uma pra outra, o tamanho do buraco,, e qual o tempo que ela já comeca a dar sombra, que me disseram q já é com 5 meses, é verdade, muito obrigado.

    • Boa noite Zacarias,

      – Faça um berço de 60 X 60 X 60 cm
      – Misture a parte superior do solo com 50% de um bom substrato;
      – Adicione a essa mistura 1 kg do fertilizante Forth Plantio;
      – Plante as mudas a uma distancia de 4 metros entre uma e outra;
      – Regue generosamente.

      Se a muda a ser plantada tiver um porte de, aproximadamente, 2,00 m pode começar a dar uma boa copa a partir de outubro e ficar mais densa graças às chuvas de verão.

      Abraços

  8. Meu brasileirinho esta com as folhas murchas e cheias de caroços. A casca do tronco esta se soltando e percebi uma movimentação de algo como larvas e pequenas formigas.

    O que fazer? O tronco parece muito humido mais os galhos estão secando.

    Help.

    • Oi Claudio,

      Acho que um ataque de ácaros esta infestando sua Erythrina e essas larvas no tronco indicam a presença de broca. Faça o seguinte:

      – Pulverize, 3 vezes (uma por semana) com calda sulfocálcica, para controlar os ácaros;
      – Pincele o tronco com uma pasta feita de cinzas de madeira, para eliminar essas brocas. complementando o tratamento, com um arame procure alcançar a larva no interior do tronco e com uma seringa, injete querosene no orifício, fechando-o a seguir com uma massinha feita com sabão em barra.

      Abraços

  9. Gostaria de saber onde e como consigo comprar mudas desta árvore.(brasileirinho, eritrina-bicolor, eritrina verde-amarela, eritrina variegada).
    Desde já agradeço.

    Jackson

    • Olá Jackson,

      Entre em contato com o viveiro de Mudas Ciprest:
      (19) 3451-5824,ciprest@terra.com.br e fale com Edilson Giacon.

      Também pode tentar com Luis Bacher, da Fazenda Citra:
      (19) 3451-1221, luisbacher.vendas@gmail.com

      Abraços

  10. minha arvore esta com mofo branco o que fazer para matar

    • Leia minha resposta abaixo

      • Parece-me que o comumente referido como “mofo branco” seja uma séria infestação por inseto da família Coccidae, frequente em Erytrina indica cultivada em Recife. Não sei dizer a espécie mas, em níveis baixos de infestação, o óleo de nim funciona no combate. Já quando o ataque é mais extensivo, não conheço a eficiência da aplicação. Seria bom pesquisar a ocorrência desses insetos nas plantas cultivadas e, certamente, diferenciá-los de fungos, pois exigem tratamentos diferenciados.

        • Obrigado Isabelle,

          Você tem razão, pode ter ocorrido uma infestação de algum inseto dessa família – talvez uma Pulvinaria – que forma placas cotonosas.
          O Metanat seria indicado para combatê-lo ?
          Agradeço sua colaboração.

          Abraços

  11. oló. gostari de saber como fazer para curar minha arvore de uma praga que si chama mofo braco pôs a mesma estar morrendo. obrigado

    • Boa noite Valci,

      Esse mofo branco é um fungo chamado de oídio. Faça 3 pulverizações – uma por semana – com enxofre.

      Abraços