Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Espinheira-santa

Planta arbustiva de pequeno porte, com folhas alongadas e seu contorno dotado de pontas afiadas, daí seu nome popular, tendo como nome científico (Maytenus ilicifolia da família das Celastraceae).

espinheira-santa

Composição: Terpenos, taninos, flavonóides, mucilagens, antocianos, alcalóides, ácido salicílico e clorogênico, minerais (sais de ferro, enxofre, sódio, cálcio).

Nomes Populares: Espinheira Santa, Espinho de Deus, Espinheira Divina, Erva cancerosa, Salva-Vidas, Congorça ,Maiteno etc.

Uso: Planta medicinal de múltiplos usos, o principal, no trato gástrico, pois sua capacidade de cicatrização de úlceras e gastrites e o combate a colônia do H.Pyloris tem sido confirmado por muitos pesquisadores.

espinheira-santa

Outras facetas da planta é de ser potente anti-inflamatório, inibidor de azia e acidez estomacal, analgésico, antisséptico, diurético, ajuda na eliminação de gases e tem efeitos no trato intestinal como leve laxante.

Já existem medicamentos fitoterápicos tendo como principal composto a Espinheira Santa, a venda em farmácias fitoterápicas e alopáticas (sempre lembrando que plantas também podem ser toxicas e seu uso deve ser acompanhado de seu médico ou farmacêutico).

Contra indicação: Pessoas alérgicas a qualquer das propriedades acima descritas e em qualquer época da gestação.

Formas de uso: Infusões: Uma colher de sopa de folha picada em uma xícara de chá, derramar água fervente, abafar até esfriar,coar e beber antes das principais refeições ou de preferencia conforme a orientação médica.

Texto de Júnior Horta 
Por: Herbarium Colibisco
www.herbariumcolibisco.com

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

12 Comments

  1. Gostaria de adquirir mudas ou sementes.Como faço?

  2. Gostaria de adquirir mudas ou sementes de espinheira santa.
    Vocês possuem este produto para pronta entrega?
    Aguardo um retorno.

    • Olá Heitor,

      Fale com Junior Horta, do Herbarium Colibisco: (31) 3713-2888
      (31) 9953-1833, ele poderá lhe fornecer as mudas.

      Abraços

  3. Eu tenho Espinheira Santa , esta com uma bela carga de sementes , gostei da matéria , obrigado

    • Que bom Percival, esperamos que você seja um assíduo seguidor do nosso blog.

      Abraços

  4. Muito interessante o post sobre a espinheira santa… cresci observando minha avó lidar com plantas que ela carinhosamente chamava de “plantas da horta”. Era nosso hábito fazer uso delas para tudo que não exigisse a medicina. Gde legado que ela me deixou, mesmo não tendo formação na área sou adepta e amo a nossa flora tão rica e diversificada. Sucesso para o herbarium colibisco e todos que aqui publicam seus artigos. muito obrigada.

    • Obrigado pela participação Regina.

      Nosso blog se sente honrado com a participação do Herbarium Colibisco e agradece sua manifestação e desejos de sucesso para nosso mais novo articulista.

      Abraços

  5. É espetacular como algumas plantas podem ser uma forma de combater patologias, e conhecer mais sobre essas plantas é algo fantástico. Parabéns pela excelente matéria.

    • Em nome do autor da matéria – Junior Horta – agradeço o elogio e contamos sempre, Gabriel, com suas opiniões sobre o que publicamos.
      Abraços

  6. Excelente matéria sobre a espinheira santa. Importante saber sobre suas propriedades e como usá-la para ajudar em gastrites e asia e outras doenças. Fitoterápicos são excelentes formas de associação aos remedios farmaceuticos, e podem trazem excelentes beneficios.

    • Oi Thais,

      Ficamos contentes sabendo que gostou da matéria.

      Abraços