Eugenia repanda
pitanga-preta, jambinho-do-mato, guamirim-jambo, pitanga-jambo

Foto de David Eickhoff, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons
É um arbusto ou arvoreta, com copa ramificada, frondosa e arredondada, com ramos e tronco é tortuosos e córtice acinzentado. As folhas são coriáceas e as flores surgem com quatro pétalas.
A pitanga-preta é de crescimento mediano, desenvolvendo em qualquer solo medianamente fértil e com boa drenagem, suporta bem o frio, incluindo geadas leves de até -3º. podendo frutificar profusamente em locais sombreados, devendo ser regada diariamente no período da florada para uma boa formação dos frutos, que começam a surgir a partir do terceiro ano, dependendo do clima e dos tratos culturais. É apropriada para ser cultivada em vasos grandes com um bom substrato e matéria orgânica.

Foto de Ethel Aardvark, CC BY 3.0, via Wikimedia Commons
Os frutos com 4 a 6 mm diâmetro, são semelhantes a cerejas e tem um sabor parecido com a pitanga misturado com jambo, são muito saborosos quando consumidos in natura ou em sucos, sorvetes, compotas, geleias e como recheio de bolos. É ideal para ser cultivada em pequenos jardins.
Seu nome é uma homenagem ao príncipe austríaco Eugénio Francisco de Saboia-Carignano (1663 – 1736).
As sementes, que devem estar ainda úmidas, germinam em três ou quatro meses se plantadas com 50% de terra, 30% de esterco curtido de boi e 20% de areia. É recomendado plantar uma semente diretamente em embalagens individuais, já que as plântulas não aceitam transplante. As mudas devem ser formadas em uma área sombreada, alcançando 20 centímetros em 10 a 12 meses de vida.
- Sinônimos estrangeiros: pitanga-jambo, (em inglês); ñangapiri negro, traste pelado, arrayán negro, (em espanhol).
- Família: Myrtaceae
- Características: arvoreta perene, com copa arredondada.
- Porte: 2 a 4 metros de altura.
- Fenologia: início do verão. Frutificação entre outubro a dezembro.
- Cor da flor: branca
- Cor do fruto: vermelho
- Cor da folhagem: verde brilhante
- Origem: desde Espirito Santo até o Rio Grande do Sul, leste do Paraguai, nordeste da Argentina, norte do Uruguai.
- Clima: subtropical/temperado.
- Luminosidade: sombra parcial, sol pleno.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.