Euphorbia cotinifolia
caracasana, leiteiro-vermelho, figueirinha-roxa, açacuí, barrabás, aiapana, maleiteira

Foto de Photo by David J. Stang, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
Um arbusto que se comporta como uma arvoreta, com silhueta colunar e folhas púrpuras. Quando podado pode ficar com dois metros e meio de altura adquirindo uma massa mais densa, virtude que o indica para ser aproveitado em cercas, tolerando a estiagem prolongada.
A caracasana é considerada uma planta tóxica, como todas as que constituem esta família das euforbiáceas. Seu contato com a pele, por causa da seiva leitosa, pode ocasionar alergias e queimaduras e quando ingerida, provoca náuseas e outros sintomas desagradáveis, igualmente o contato com os olhos pode provocar sinais extremamente irritativos. Por tudo isto deve se evitar o plantio em áreas onde crianças e animais domésticos frequentam.

Foto de Forest & Kim Starr, CC BY 3.0, via Wikimedia Commons
Os pescadores, especialmente em países de América Central, adicionam a seiva da planta na água, para atordoar os peixes e dessa forma forçá-los a flutuar até a superfície. Também a seiva foi usada como um veneno nas pontas das flechas pelos povos aruaques, indígenas de Curaçau.
No paisagismo a indico para contrastar, com sua folhagem purpúrea, com outros arbustos com tonalidades de verde, sempre exposta ao sol pleno para realçar seu colorido e em solos enxutos, já que não tolera a umidade excessiva.
O epíteto Euphorbia deriva de Euphorbus, (30 a.C . – 25 a.C.) médico grego de Juba II, (52 a.C. – 23 a.C.) rei da Mauritânia. Juba II foi tratado com uma Euphorbia que possuía poderosas propriedades medicinais e foi assim que ele deu o nome de seu médico Euphorbus à planta. A denominação continus, significa árvore do fumo e folia que traduzimos como folha.
É propagado muito facilmente por estacas, com 20 centímetros de comprimento, que devem ser fincadas em solo com 30% de terra vegetal e 70% de areia média lavada.
- Sinônimos estrangeiros: smoketree spurge, tropical smokebush, mexican shrubby spurge, caribbean copper plant, (em inglês); lechero de cumaná, dolar rojo, cardenal, sangre de Líbano, (em espanhol); euphorbe à feuilles de fustet, nivrée indien, (em francês).
- Família: Euphorbiaceae.
- Características: arbusto decíduo em climas mais frios.
- Porte: de 2,50 a 3,50 metros de altura.
- Fenologia: primavera.
- Cor da flor: creme.
- Cor da folhagem: verde-clara.
- Origem: sul do México, América Central e norte de América do Sul.
- Clima: subtropical/ tropical. ( não suporta geadas).
- Luminosidade: sol pleno.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.