Euphorbia tirucalli
avelós, cega-olho, mata-verruga, palito-de-fogo, pau-pelado

Foto de Frank Vincentz, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons
Um arbusto com caules cilíndricos, ramificados e verdes, originando uma seiva tóxica e corrosiva, que no contato com os olhos pode cegar, causando também queimaduras nos lábios, boca e língua.
Usado para tratar tumores, cancros, verrugas, eczemas, psoríase e excrescências, entretanto é importante ressaltar que o uso medicinal da planta deve ser feito com acompanhamento médico. É frequentemente vista em todo o Brasil, já que cresce em solos pobres e arenosos, não suportando a umidade excessiva, mas tolerando a maresia nas regiões litorâneas.

Foto de cultivar413, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons
No paisagismo deve ser considerado pela silhueta singular, podendo ser usado em cercas e em rock gardens, como pano-de-fundo, complementando cactos e suculentas, de formas e tonalidades mais chamativas.
Na cultura Zulu lhe são atribuídos poderes de proteção contra o mau-olhado e espíritos malignos. Os ramos da planta muitas vezes são usados em rituais de limpeza e purificação em casas ou locais de culto.

Foto de Alejandro Bayer Tamayo from Armenia, Colombia, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons
Pode ser propagada por estacas do caule. Essas estacas devem ser deixadas secar por alguns dias antes de serem plantadas no solo. Geralmente enraízam com facilidade e começam a crescer rapidamente.
- Sinônimos estrangeiros: pencil plant, rubber hedge euphorbia, (em inglês); kautschukbaum, milchbaum, (em alemão); abá, árbol dedo, arbusto de leche, (em espanhol); arbre à lait, plante crayon, (em francês); umKhanyakude, umNquma, umDuma, (em zulu).
- Família: Euphorbiaceae.
- Características: planta escultórica, suculenta e perene.
- Porte: 2 a 3 metros de altura. Em seu habitat pode alcançar 10 metros.
- Fenologia: entre os meses de setembro e março.
- Cor da flor: amarela esverdeada, insignificante.
- Cor da folhagem: verde claro e por vezes com as extremidades alaranjadas.
- Origem: sul e nordeste da África Central, especialmente em Moçambique, África do Sul e Madagascar.
- Clima: Semiárido, Subtropical, Tropical. Não suporta frio intenso ou geadas.
- Luminosidade: sol pleno.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.