Euphorbia trigona
árvore de leite africana, cato-catedral, euforbia abissínica
Esta suculenta não é um cacto e tem um caule vertical e vários ramos que crescem para cima. O caule e os ramos podem ter dois ou três lados e mostra espinhos de 5 milímetros que surgem aos pares nessas cristas. As folhas tem forma de gota e as flores são em forma de espiga. Pode ser cultivado em vasos e jardins, como planta isolada, formando grupos dispersos, renques e cercas vivas. É uma planta extremamente resistente à seca e aos solos áridos e pedregosos, entretanto não suporta temperaturas abaixo de 10 graus.
A Euphorbia trigona é uma planta tóxica, contendo um látex leitoso que pode causar irritação na pele e nos olhos. Ao manusear a planta, é importante usar luvas e óculos de proteção.
Ele pode enraizar bem a partir de estacas de caule, com 10 a15 centímetros de comprimento, elas devem secar durante sete dias antes do plantio, para que possa formar um calo e não apodrecer.
- Sinônimos estrangeiros: african milk tree, cathedral cactus, abyssinian euphorbia, candelabra cactus, friendship cactus, lucky plant, lucky cactus, (em inglês); árbol de leche africano, cactus de candelabro, cactus de catedral, cactus de amistad, planta de la suerte, cactus de la suerte, (em espanhol); arbre à lait africain, cactus chandelle, cactus cathédrale, cactus de l’amitié, plante de la chance, cactus de la chance, (em francês); afrikanische milchpflanze, kandelaberkaktus, kathedralenkaktus, freundschaftskaktus, glückspflanze, glückskaktus, (em alemão); albero di latte africano, cactus candelabro, cactus cattedrale, cactus dell’amicizia, pianta della fortuna, cactus della fortuna, (em italiano); afurika miruku no ki, (em japonês); fēi zhōu niúnǎi shù, (em chinês); aphilia uyunamu, (em coreano).
- Família: Euphorbiaceae.
- Características: arbusto suculento.
- Porte: pode crescer até 2,00 metros de altura.
- Fenologia: verão.
- Cor da flor: amarela ou branca.
- Cor da folhagem: verde-escuro.
- Origem: África Central e do Sul.
- Clima: tropical/subtropical.
- Luminosidade: sol pleno.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.