Ficus lyrata
Ficus-lira, figueira-lira, figueira-violino
Este fícus possui as maiores folhas do gênero cultivado, elas podem chegar aos 45 centímetros de comprimento e tem um brilho muito bonito, sua copa é fechada propiciando excelente sombra o que a qualifica para a arborização de ruas largas e avenidas. Também pode ser cultivada em ambientes internos, onde é extremamente popular, neste caso é bom optar pelo cultivar, Ficus lyrata “Bambino” que não desenvolve um tamanho tão grande ou o Ficus lyrata ‘Compacta’ que produz folhas com metade e chega a ter menos de 5 metros de altura. A espécie tem uma alta tolerância à seca e apesar de superficiais, suas raízes não são agressivas como na maioria dos ficus.
Atualmente é uma árvore cultivada no mundo inteiro, tanto para áreas externas como internas, sendo seu crescimento bastante lento. Quando optar por cultiva-la dentro de casa, pulverize-a semanalmente com água mineral, assim suas folhas ficarão sempre brilhantes e limpas e minimizará os efeitos do ar-condicionado. Adubos orgânicos ricos em nitrogênio são os mais recomendados, como borra de café, emulsão de peixe e torta de algodão ou de mamona.
- Sinônimos estrangeiros: Fiddle-leaf fig, banjo fig, (em Inglês); árbol lira, árbol lirado, hoja de violin, (em espanhol); figuier lyre, figuier à feuilles lyrées (em francês); geigenblättriger feigenbaum, geigenfeige, (em alemão); kashiwa bacomu, (no Japão).
- Família: Moraceae.
- Características: Árvore perene.
- Porte: De 12 a 15 metros de altura.
- Fenologia: Insignificante.
- Cor da folhagem: Verde escuro.
- Origem: Serra Leoa, Benin, Gabão, Camarões, Costa do Marfim, Libéria, Nigéria e Togo.
- Clima: Tropical/subtropical.
- Luminosidade: Sol pleno, meia sombra.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.
Opa Raul tudo bem
Tenho um canteiro de crinus que está me dando muita dor de cabeça sempre com muito fungo é não estou conseguindo tratar o que eu faço me ajude
Oi Robson,
Comece fazendo uma boa adubação com cálcio e potássio. Isto pode ser aplicado usando O Forth Equilibrio e o Fosway. Também pulverizações com sulfato de cobre irão controlar esses fungos.
Abraços